Habilidades sociais em estudantes de jornalismo (2015)
- Autores:
- Autores USP: TELES, LIDIA CRISTINA DA SILVA - FOB ; ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI MARQUES - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/1982-0216201520713
- Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA; ESTUDANTES; JORNALISMO
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo. Métodos: participaram 89 estudantes de Jornalismo da UNESP/Bauru, sendo 63 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades variando entre 18 e 28 anos, os quais responderam ao Inventário de Habilidades Sociais IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001). Resultados: os dados indicaram que os estudantes do curso de jornalismo apresentaram repertório de habilidades sociais classificados “Bom acima da média” para as o escore global, as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4) e de trabalho (F5). O único fator que apresentou classificação como “Bom abaixo da média” foi as habilidades sociais de civilidade (F2), que corresponde a expressar afeto aos amigos, agradecer, apresentar-se, cumprimentar e despedir-se. Não houve diferença estatiscamente significante entre os cinco fatores estudados e os gêneros com relação aos resultados do escore global e os escores dos cinco fatores do IHS-Del-Prette. Conclusão: Estudantes de jornalismo apresentam habilidades sociais que lhe permitem interações sociais saudáveis, mas estas não se apresentaram no seu potencial máximo. As habilidades sociais que se revelaram com maior necessidade de desenvoltura foram as de “civilidade” e de “expressar sentimentos positivos e negativos”.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista CEFAC
- ISSN: 1516-1846
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 1, p. 27-33, jan./fev. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TELES, Lídia Cristina da Silva e FERNANDES, Nayara Freitas e ABRAMIDES, Dagma Venturini M. Habilidades sociais em estudantes de jornalismo. Revista CEFAC, v. jan./fe 2015, n. 1, p. 27-33, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201520713. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Teles, L. C. da S., Fernandes, N. F., & Abramides, D. V. M. (2015). Habilidades sociais em estudantes de jornalismo. Revista CEFAC, jan./fe 2015( 1), 27-33. doi:10.1590/1982-0216201520713 -
NLM
Teles LC da S, Fernandes NF, Abramides DVM. Habilidades sociais em estudantes de jornalismo [Internet]. Revista CEFAC. 2015 ; jan./fe 2015( 1): 27-33.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201520713 -
Vancouver
Teles LC da S, Fernandes NF, Abramides DVM. Habilidades sociais em estudantes de jornalismo [Internet]. Revista CEFAC. 2015 ; jan./fe 2015( 1): 27-33.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201520713 - Social skills and stress levels of tv reporters
- As habilidades sociais e os níveis de estresse dos repórteres de TV
- Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
- As habilidades sociais e os níveis de estresse dos repórteres de TV
- Communicative skills after admission in performing arts and the use of vocal effort on stage
- Muda vocal masculina: características do desenvolvimento sexual e sua relação com o desenvolvimento vocal
- Influência da extensão da coluna cervical no processo de produção da voz
- Características do desenvolvimento da voz masculina na faixa etária de 9 a 18 anos
- Características da fonetografia em mulheres com equilíbrio dentofacial
- Ocorrência de abuso vocal nas crianças com fissura labiopalatina
Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-0216201520713 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas