Premiar ou punir?: dimensões psicológicas na campanha de redução de consumo de água na Grande São Paulo (2014)
- Autores:
- Autores USP: BATISTA, LEANDRO LEONARDO - ECA ; KAWANO, DIOGO ROGORA - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; COGNIÇÃO
- Palavras-chave do autor: Atitude; Campanhas públicas; Publicidade; Racionamento
- Idioma: Português
- Resumo: Os baixos índices de chuva que compreenderam os meses de dezembro, janeiro e fevereiro na virada de 2013 para 2014 fizeram com que a Grande São Paulo passasse pela maior estiagem dos últimos 84 anos, forçando a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a lançar uma campanha pela redução no consumo de água. Este trabalho buscou uma reflexão teórica acerca dos aspectos atitudinais e comportamentais acerca da campanha, comparando possíveis implicações da política de premiação (desconto) realizada pela SABESP versus a política de punição (sobretaxa), implementada durante a crise no setor energético em 2001 no Brasil. Como resultado, nota-se que distintas estratégias adotadas indicaram diferentes graus de envolvimento e engajamento com a problemática enfrentada em cada um dos períodos, constituindo uma reflexão importante nas políticas atreladas a comunicação desta natureza
- Imprenta:
- Fonte:
- Nome do evento: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
-
ABNT
KAWANO, Diogo Rógora e BATISTA, Leandro Leonardo. Premiar ou punir?: dimensões psicológicas na campanha de redução de consumo de água na Grande São Paulo. 2014, Anais.. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002737228.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Kawano, D. R., & Batista, L. L. (2014). Premiar ou punir?: dimensões psicológicas na campanha de redução de consumo de água na Grande São Paulo. In O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002737228.pdf -
NLM
Kawano DR, Batista LL. Premiar ou punir?: dimensões psicológicas na campanha de redução de consumo de água na Grande São Paulo [Internet]. O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002737228.pdf -
Vancouver
Kawano DR, Batista LL. Premiar ou punir?: dimensões psicológicas na campanha de redução de consumo de água na Grande São Paulo [Internet]. O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002737228.pdf - Limitações e oportunidades do humor na comunicação de riscos
- A neurociência na comunicação de riscos: possibilidades de uso do EEG na aferição de campanhas públicas
- Publicidade e midiatização: uma revisão bibliométrica
- A neurociência na comunicação de riscos: possibilidades de uso do EEG na aferição de campanhas públicas
- A condutância da pele como indicador de ativação emocional em mensagens persuasivas: um estudo do trailer de divulgação do filme “50 tons de liberdade”
- Emoção, memória e atenção na publicidade contemporânea: uma abordagem a partir da neurociência
- Campanha de redução de consumo de água na Grande São Paulo: dimensões atitudinais e comportamentais na política de bonificação versus sobretaxa
- Design, publicidade e neurociência: uma reflexão interdisciplinar em tempos de convergência midiática
- A neurociência na publicidade e propaganda: o uso do eletroencefalograma na aferição emocional positiva e negativa em campanhas de segurança no trânsito
- Resposta não declarada: contribuições do eye tracker e da resposta de condutância de pele para a pesquisa em publicidade
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas