Validation to portuguese of the scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning (2015)
- Autores:
- Autores USP: MAZZO, ALESSANDRA - EERP ; MENDES, ISABEL AMELIA COSTA - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/0104-1169.0472.2643
- Assuntos: ESCALAS (PSICOMETRIA); SATISFAÇÃO; AUTOCONFIANÇA; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM); ESTUDOS DE VALIDAÇÃO
- Idioma: Inglês
- Resumo: Objetivo: traduzir e validar para língua portuguesa a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Material e Métodos: estudo metodológico de tradução e validação de instrumento. Cumpridas todas as etapas do processo de tradução, para o processo de validação criou-se o evento III Workshop Brasil - Portugal: Atendimento ao Paciente Crítico, promovido por uma instituição de ensino do Brasil e outra de Portugal. Resultados: participaram 103 enfermeiros. Quanto à validade e fidelidade da escala, o padrão de correlação entre as variáveis, o teste de adequação amostral (Kaiser-Meyer-Olkin) e o teste de esfericidade (Bartlett) apresentaram bons resultados. Na análise fatorial exploratória (Varimax) o item 9 se comportou melhor no fator 1 (Satisfação) do que no fator 2 (Autoconfiança com a aprendizagem). A consistência interna (alfa de Cronbach) apresentou valores de 0,86 fator 1 com 06 itens e 0,77 para fator 2 de 07 itens. Conclusão: o presente instrumento ficou denominado em português: Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem. Os resultados constatam boas propriedades psicométricas e um bom potencial de utilização. É limitação deste trabalho o tamanho amostral e sua especificidade, porém futuros trabalhos contribuirão para consolidar a validade da escala e reforçar o seu potencial de utilizaçãoObjetivo: traducir y validar para la lengua portuguesa la escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Material y Métodos: estudio metodológico de traducción y validación de instrumento. Tras cumplir todas las etapas del proceso de traducción, para el proceso de validación, se creó el evento III Workshop Brasil - Portugal: Atención al Paciente Crítico, promovido por una institución de enseñanza de Brasil y otra de Portugal. Resultados: participaron 103 enfermeros. Respecto a la validez y fidelidad de la escala, el patrón de correlación entre las variables, la prueba de adecuación de la muestra (Kaiser-Meyer-Olkin) y la prueba de esfericidad (Bartlett) mostraron buenos resultados. En el análisis factorial exploratoria (Varimax), el ítem 9 se comportó mejor en el factor 1 (Satisfacción) que en el factor 2 (Autoconfianza con el aprendizaje). La consistencia interna (alfa de Cronbach) mostró valores de 0,86 para factor 1 con 06 ítems y 0,77 para factor 2 de 07 ítems. Conclusión: este instrumento fue llamado en portugués: Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem. Los resultados constatan buenas propiedades psicométricas y un buen potencial de utilización. Las limitaciones de este estudio son el tamaño de la muestra y su especificidad. Sin embargo, estudios futuros contribuirán para consolidar la validez de la escala y reforzar su potencial de utilización
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 23, n. 6, p. 1007-1013, 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
ALMEIDA, Rodrigo Guimarães dos Santos et al. Validation to portuguese of the scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 6, p. 1007-1013, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Almeida, R. G. dos S., Mazzo, A., Martins, J. C. A., Baptista, R. C. N., Girão, F. B., & Mendes, I. A. C. (2015). Validation to portuguese of the scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 23( 6), 1007-1013. doi:10.1590/0104-1169.0472.2643 -
NLM
Almeida RG dos S, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to portuguese of the scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2015 ; 23( 6): 1007-1013.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643 -
Vancouver
Almeida RG dos S, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to portuguese of the scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2015 ; 23( 6): 1007-1013.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643 - A simulação no ensino de enfermagem do Brasil
- Jogos virtuais e enfermagem: tecnologias utilizadas
- Tendências atuais do ensino simulado na prática da enfermagem
- Eliminações urinárias: revisão integrativa da produção científica nos periódicos de enfermagem nacionais
- Eliminações urinárias do paciente clínico hospitalizado: implicações para o cuidado de enfermagem
- Ava, videoconferência e simulação: o aprendizado de graduandos de enfermagem
- Cateterismo urinário de demora: prática clínica
- Self-confidence for emergency intervention: adaptation and cultural validation of the self-confidence scale in nursing students
- Eliminações urinárias: produção científica brasileira
- Autoconfiança para intervenção em emergências após programa de formação com base em simulação
Informações sobre o DOI: 10.1590/0104-1169.0472.2643 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002738454.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas