Estudo da fadiga em pacientes com glioma de alto grau com intervenção de um programa educativo (2015)
- Authors:
- Autor USP: BIGATÃO, MARCELA DOS REIS - FMRP
- Unidade: FMRP
- Sigla do Departamento: RCA
- Subjects: FADIGA (MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS); QUALIDADE DE VIDA; GLIOMA; EDUCAÇÃO DO PACIENTE
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A fadiga é um dos sintomas mais freqüentes e debilitantes, trazendo uma sensação bastante diferente do sintoma de cansaço que é experimentado pela maioria da população. É comumente relatada pelos pacientes com tumor cerebral primário durante o tratamento. As intervenções para a fadiga podem ser de origem farmacológica ou não farmacológica. O programa educativo forneceu informações relacionadas a conservação de energia; gerenciamento das atividades; caminhada visando amenizar a fadiga. Objetivos: identificar a presença de fadiga em pacientes com glioma de alto grau durante o tratamento com radioterapia e quimioterapia; e verificar a efetividade do programa educativo. Métodos: O estudo foi quantitativo, longitudinal e experimental. Foram avaliados 23 pacientes com glioma de alto grau, esses foram aleatorizados em 2 grupos. No grupo 1 os pacientes responderam ao questionário de análise de fadiga Functional Assessment of Cancer Therapy: Fatigue (FACIT-F), Inventário de Depressão de Beck, EORTC-QLQ-C30 versão 3.0 antes de iniciar o tratamento com radioterapia associada a temozolamida, um mês após o término da radioterapia e temozolamida e após o terceiro ciclo de quimioterapia exclusiva com temozolamida e em cada um desses tempos foram realizadas coletas de sangue para análise da hemoglobina. No grupo 2 os pacientes passaram por esse mesmo protocolo acima descrito e inserido no programa educativo com 5 encontros. Na analise estatística foram aplicados os testes regressão linear com efeitos mistos e coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não houve diferença estatística na qualidade de vida de ambos os grupos. No grupo 2 (programa educativo), quando comparado nos diferentes tempos, houve diferença estatística significativa no subitem bem-estar sócio familiar p<0,04, no subitem bem-estar emocional p<0,01 e no subitem bem-estar funcionalp<0,04 apresentando estar melhor após a radioterapia. No Inventário de Depressão de Beck no grupo 1 (controle) houve diferença estatística p<0,04 apresentando uma piora dos sintomas depressivos ao longo do tratamento. Já no grupo 2 (programa educativo) houve diferença estatística p<0,03, apresentou uma melhora dos sintomas depressivos. Quando correlacionado os instrumentos, constata-se que houve diferença estatística significativa entre eles, exceto com o subitem do FACIT F bem-estar sócio familiar e a hemoglobina. Conclusão: Os grupos não apresentaram alteração na qualidade de vida e nem fadiga ao longo desse estudo, assim o programa educativo não mostrou diferença significativa, porém nos sintomas depressivos houve diferença significativa quando estava sendo realizado o programa educativo mostrando evidências positivas para sua aplicabilidade. Portanto, esse estudo traz contribuições para compreender a relação entre fadiga, qualidade de vida e sintomas de depressivos, e também traz a possibilidade da intervenção não farmacológica para o tratamento da fadiga em pacientes com tumor cerebral
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2015
- Data da defesa: 09.10.2015
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ABNT
BIGATÃO, Marcela dos Reis. Estudo da fadiga em pacientes com glioma de alto grau com intervenção de um programa educativo. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Bigatão, M. dos R. (2015). Estudo da fadiga em pacientes com glioma de alto grau com intervenção de um programa educativo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Bigatão M dos R. Estudo da fadiga em pacientes com glioma de alto grau com intervenção de um programa educativo. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Bigatão M dos R. Estudo da fadiga em pacientes com glioma de alto grau com intervenção de um programa educativo. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ]
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