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O ritmo em semiótica: teoria e análise de Catatau e Ex-Isto (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: ZERBINATTI, BRUNA PAOLA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA; SEMIÓTICA
  • Palavras-chave do autor: Tensividade; Tensivity
  • Idioma: Português
  • Resumo: A semiótica greimasiana possibilitou a análise da narratividade de forma decisiva com a proposição do percurso gerativo do sentido e os estudos da enunciação. Entretanto, quando nos deparamos com textos pouco ou quase nada narrativos surge a questão de como analisá-­los, de que maneira a teoria semiótica poderia dar conta destes objetos. O desdobramento tensivo da teoria se mostra um caminho favorável e o conceito de ritmo fortalece a hipótese de uma possível leitura rítmica de textos pouco narrativos. Desse modo, a pesquisa aqui apresentada possui dois objetivos principais: o primeiro consiste em investigar de que modo o conceito de ritmo foi trabalhado pelos diversos autores da semiótica de linha francesa. Para tanto, estabelecemos três diferentes vertentes para o pensamento rítmico: (i) o ritmo como Gestalt, (ii) o ritmo como esquema, (iii) o ritmo como tensividade. A partir desse estudo teórico, desenvolvemos um modelo de análise rítmica que pudesse dar conta de textos pouco narrativos, nosso segundo objetivo. Nosso modelo se baseia principalmente na vertente tensiva, comportando porém uma dimensão esquemática e uma dimensão tensiva. Com esse modelo, passamos para a análise de dois textos de gêneros diferentes: o romance Catatau, de Paulo Leminski, e sua adaptação fílmica Ex-­Isto, dirigida por Cao Guimarães. Intencionamos fornecer uma leitura possível capaz de mostrar que experimentalismo não significa automaticamente falta de sentido, non-­sense. Trata-­se de textosque funcionam por uma lógica rítmica, e não uma lógica narrativa, como é mais tradicional tanto para romances quanto para filmes. Narrativa ou ritmo, as obras significam, e a construção de seu sentido pode ser explicitada pela teoria semiótica.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.10.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ZERBINATTI, Bruna Paola. O ritmo em semiótica: teoria e análise de Catatau e Ex-Isto. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12012016-152347/. Acesso em: 06 maio 2024.
    • APA

      Zerbinatti, B. P. (2015). O ritmo em semiótica: teoria e análise de Catatau e Ex-Isto (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12012016-152347/
    • NLM

      Zerbinatti BP. O ritmo em semiótica: teoria e análise de Catatau e Ex-Isto [Internet]. 2015 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12012016-152347/
    • Vancouver

      Zerbinatti BP. O ritmo em semiótica: teoria e análise de Catatau e Ex-Isto [Internet]. 2015 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12012016-152347/

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