Exportar registro bibliográfico

Escola e resistência: o caso do Liceu Autogerido de Paris (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: CIOLA, ANDRÉ BLAUD - EACH
  • Unidade: EACH
  • Subjects: POLÍTICA; EDUCAÇÃO; AUTOGESTÃO; ESCOLAS; RESISTÊNCIA; CAPITALISMO (RESISTÊNCIA); INSTITUIÇÕES DE ENSINO
  • Keywords: Anti-capitalism; Anticapitalismo; Ciências políticas; Political sciences; Resistance; School; Self-management
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho insere-se no campo interdisciplinar que abrange os domínios da pedagogia e das ciências políticas. O objetivo geral é avaliar o vínculo existente entre uma instituição escolar e um projeto de resistência política. Trata-se do Liceu Autogerido de Paris, instituição escolhida por ser uma escola que apresenta uma proposta radicalmente distinta com relação às outras escolas da rede de ensino da qual faz parte e por conter nessa proposta elementos que podem contribuir para um projeto de emancipação. O estudo apoiou-se em uma pesquisa de campo que buscou mapear esses elementos no cotidiano da instituição. Em seguida, os dados coletados foram confrontados com a pesquisa bibliográfica realizada, que abordou três grupos de autores: no primeiro estão aqueles que auxiliaram a estabelecer um conceito de resistência; no segundo, autores implicados na crítica ao sistema de ensino capitalista; e, por último, autores que discutiram outras experiências que relacionam escola e resistência. Entre os resultados desta pesquisa, está a exposição de uma série de reflexões com relação às práticas escolares e de resistência, destacando-se o papel que possuem no questionamento da forma que o sistemas de ensino assumem hoje
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.10.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CIOLA, André Blaud. Escola e resistência: o caso do Liceu Autogerido de Paris. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-04012016-163459/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Ciola, A. B. (2015). Escola e resistência: o caso do Liceu Autogerido de Paris (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-04012016-163459/
    • NLM

      Ciola AB. Escola e resistência: o caso do Liceu Autogerido de Paris [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-04012016-163459/
    • Vancouver

      Ciola AB. Escola e resistência: o caso do Liceu Autogerido de Paris [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-04012016-163459/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024