As professoras de música na época de Villa-Lobos (2012)
- Autor:
- Autor USP: SOUZA, SUSANA CECILIA ALMEIDA IGAYARA DE - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: MÚSICA; EDUCAÇÃO MUSICAL; CANTO
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a presença de mulheres como professoras de música e regentes de orfeões na primeira metade do século XX. O canto, como base da educação musical em instituições escolares, possui uma longa história no Brasil. Na história da educação musical brasileira, a presença de Villa-Lobos foi tão marcante que ofuscou as versões anteriores de ensino musical pelo canto coletivo, fixando uma memória que associa o início da educação musical no Brasil à implantação nacional da disciplina Canto Orfeônico, durante o governo de Getúlio Vargas. As relações de gênero mostraram-se uma categoria de análise pertinente, a partir da constatação de que a maioria desses professores de canto orfeônico era constituída por mulheres, cujas biografias e atividades raramente foram perpetuadas na documentação escrita. Em seus escritos sobre música, no entanto, essas professoras-autoras deixaram importantes relatos sobre as práticas educativas durante o período de vigência do canto orfeônico como disciplina escolar.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Simpósio Villa-Lobos
-
ABNT
IGAYARA-SOUZA, Susana Cecilia. As professoras de música na época de Villa-Lobos. 2012, Anais.. São Paulo: ECA/USP, 2012. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756495.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Igayara-Souza, S. C. (2012). As professoras de música na época de Villa-Lobos. In Anais. São Paulo: ECA/USP. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756495.pdf -
NLM
Igayara-Souza SC. As professoras de música na época de Villa-Lobos [Internet]. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756495.pdf -
Vancouver
Igayara-Souza SC. As professoras de música na época de Villa-Lobos [Internet]. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756495.pdf - Henrique Oswald e a música vocal
- Compositores a descobrir: Oscar Lorenzo Fernández
- Canciones folklóricas bolivianas en la vivencia de un coro brasilero
- Ave Maria (1913)
- As disputas pela história do canto orfeônico e suas instituições em manuais didáticos (1937-1954)
- Canções da infância como patrimônio educativo
- Missa de Réquiem (1925) de Henrique Oswald: divulgação da obra, o problema estrutural e os andamentos da música sacra
- O Rouxinol é a primeira ópera...[Apresentação]
- Henrique Oswald (1852-1931): A Missa de Réquiem no conjunto de sua música sacra coral
- Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas