O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa-Lobos (2012)
- Autor:
- Autor USP: COSTA, ROGÉRIO LUIZ MORAES - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: MÚSICA; ANÁLISE MUSICAL
- Language: Português
- Abstract: Ao examinarmos algumas das obras mais experimentais da segunda fase composicional de Villa-Lobos tais como a Prole do Bebe n. 2 deparamos com diversas possibilidades de escuta e análise. As ideias de textura, objeto sonoro, gesto e processo, assim como as ferramentas de análise mais formalizadas tais como a teoria dos conjuntos de A. Forte são algumas das categorias comumente utilizadas para analisar os materiais e procedimentos utilizados por Villa-Lobos nestas obras. Neste texto, sem negar a validade destas ferramentas, nos propomos a abordar O Cavalinho de Pau (peça 8 da Prole n. 2) sob uma perspectiva complementar, a partir das ideias de molecularização e de devircriança formulada pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Felix Guattari (Deleuze, G. e Guattari, F. 1997). Nos propomos ainda a explicar e descrever como Villa-Lobos agencia estas ideias através de um processo de justaposição de “cenas infantis”
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Simpósio Villa-Lobos
-
ABNT
COSTA, Rogério Luiz Moraes. O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa-Lobos. 2012, Anais.. São Paulo: ECA/USP, 2012. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756500.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Costa, R. L. M. (2012). O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa-Lobos. In Anais. São Paulo: ECA/USP. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756500.pdf -
NLM
Costa RLM. O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa-Lobos [Internet]. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756500.pdf -
Vancouver
Costa RLM. O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa-Lobos [Internet]. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756500.pdf - A propósito de deslugares sob uma perspectiva musical
- Livre improvisação e ecologia sonora: uma aproximação a partir da estética da sonoridade
- Flows between improvisation, perception and spatiality as creative tools: report of two teaching experiments in music
- Orquestra Errante: improvising assemblages as a strategy for facing the pathologies of the colonial-capitalist regime in Brazil
- Free musical improvisation and the philosophy of Gilles Deleuze
- A diversidade a partir de diálogos com as músicas não ocidentais: relato de pesquisa concluída
- Dialogue on improvisation, composition and performance: on singularity, complexity and context
- Ideias preliminares sobre as noções de controle e intencionalidade em ambientes complexos de performance
- Suite improviso. A construção da improvisação: composição e interpretação em propostas interativas
- A livre improvisação musical e a filosofia de Gilles Deleuze
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas