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Identificação dos fatores de risco para desenvolvimento da linguagem nas redes públicas de saúde e educação (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: MAXIMINO, LUCIANA PAULA - FOB
  • Unidade: FOB
  • Assuntos: FATORES DE RISCO; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; SERVIÇOS PÚBLICOS; FONOAUDIOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Estudos mais recentes sobre o desenvolvimento infantil enfatizam a importância de se examinar o contexto em que este ocorre e, em especial, o efeito da presença simultânea de múltiplos fatores de risco, tanto biológicos como ambientais. O acompanhamento de profissionais especializados por meio de orientações sobre o desenvolvimento da criança tende a reduzir o efeito dos fatores de risco, refletindo a importância da identificação desses precocemente. Objetivo: Verificar as atitudes de profissionais das áreas da saúde e educação - médicos, agentes comunitários de saúde (ACS) e professores - frente a crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem ou que já apresentam indícios dessas alterações e quais instrumentos ou procedimentos específicos utilizam em suas práticas profissionais para a identificação dessas crianças. Métodos: Foi estabelecido contato, via e-mail, com secretarias municipais de saúde (SMS) e educação (SME) de todas as capitais brasileiras para informações sobre o estudo e parceria na divulgação entre seus funcionários. Três questionários online foram especificamente elaborados para este estudo e contemplaram questões sobre o conhecimento que os profissionais apresentam em relação às alterações de linguagem e seus fatores de risco, bem como as práticas adotadas mediante os casos de crianças que apresentem em seus históricos tais fatores. Resultados: Apenas 4 SMS e 2 SME responderam a solicitação para participação no estudo. Trinta professores, um pediatra e quatro agentes comunitários de saúde responderam os questionários. O médico pediatra considera os seguintes fatores como de risco para alterações de linguagem: prematuridade, problemas de audição, intercorrências perinatais e pouca estimulação de linguagem.Todos os ACS consideram os problemas de audição e o histórico familiar como fatores de risco, 75% indicou a pouca estimulação de linguagem, 50% a prematuridade, intercorrências pré natais, problemas frequentes de vias aéreas superiores e síndromes genéticas, e 25% o gênero da criança, intercorrências perinatais e desnutrição como fatores de risco. A maioria dos professores (93,5%) considera a pouca estimulação de linguagem como um fator de risco para alteração de linguagem. As demais respostas foram distribuídas da seguinte forma: problemas de audição (77,4%), histórico familiar (74,2%), síndromes genéticas (61, 3%), intercorrências pré natais (48,4%), problemas frequentes de vias aéreas superiores (38,7%), intercorrências peri natais (32,3%), prematuridade (22,6%), desnutrição (19,4%), gênero da criança (3,2%). A identificação dos fatores de risco é realizada por meio de anamnese em consulta pediátrica de rotina e na presença desses fatores o médico realiza encaminhamento para o fonoaudiólogo. Tal identificação não é realizada na prática profissional de professores e de agentes comunitários de saúde. Para 74,2% dos professores e 75% dos ACS, faltam recursos para a identificação de crianças com alterações de linguagem. Conclusão: há carência de recursos para a identificação de fatores de risco para alterações de linguagem e necessidade de parametrização e padronização para tal prática.
  • Imprenta:
  • ISBN: 978-85-89902-04-5
  • Fonte:
    • Título do periódico: Anais
  • Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

  • Como citar
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    • ABNT

      SPINARDI-PANES, Ana Carulina Pereira e MAXIMINO, Luciana Paula. Identificação dos fatores de risco para desenvolvimento da linguagem nas redes públicas de saúde e educação. 2015, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2015. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Spinardi-Panes, A. C. P., & Maximino, L. P. (2015). Identificação dos fatores de risco para desenvolvimento da linguagem nas redes públicas de saúde e educação. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
    • NLM

      Spinardi-Panes ACP, Maximino LP. Identificação dos fatores de risco para desenvolvimento da linguagem nas redes públicas de saúde e educação. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Spinardi-Panes ACP, Maximino LP. Identificação dos fatores de risco para desenvolvimento da linguagem nas redes públicas de saúde e educação. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ]


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