O uso da avaliação comportamental no diagnóstico audiológico infantil (2016)
- Autores:
- Autor USP: LOPES, ANDRÉA CINTRA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: TESTES AUDIOLÓGICOS; AUDIÇÃO; CRIANÇAS; PERDA AUDITIVA
- Palavras-chave do autor: triagem neonatal
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A audição é de extrema importância para a aquisição da comunicação oral, por isso a detecção da deficiência auditiva deve ser realizada nos primeiros meses de vida. Com a realização da triagem auditiva neonatal e a maior atenção dos profissionais para a perda auditiva na infância, audiologistas estão se deparando com crianças cada vez mais novas para a realização do processo diagnóstico audiológico. Com a evolução tecnológica e o surgimento de instrumentos de avaliação auditiva objetivas, com alto grau de confiabilidade, a avaliação auditiva com métodos comportamentais passou a ter um papel secundário no diagnóstico audiológico infantil. No entanto, é um método que sempre fará parte dos protocolos audiológicos como ferramenta complementar por fornecer informações importantes quanto ao desenvolvimento da função auditiva, maturação do sistema nervoso central e determinação de limiares auditivos em crianças a partir de 6 meses de idade através do VRA. Objetivo: verificar o uso da avaliação comportamental na criança, no território brasileiro, como ferramenta complementar no diagnóstico audiológico. Método: foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos nacionais da base de dados eletrônicas encontradas no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – LILACS, Medline, SciElo. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos na língua portuguesa, que apresentasse no título, no resumo ou na metodologia a evidencia do uso da avaliação comportamental como instrumento de teste e que necessariamente os estudos fossem de caráter experimental. Resultados: Como resultado da busca inicial, a partir dos descritores, foram encontrados 2723 artigos, dentre os quais somente 23 atendiam a todos os critérios de inclusãoConclusão: A avaliação comportamental é um instrumento de avaliação viável, acessível, de baixo custo, que fornece informações importantes quanto ao processamento auditivo central, maturação do sistema auditivo e pesquisa de níveis mínimos de resposta
- Imprenta:
- Editora: Academia Brasileira de Audiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2016
- Nome do evento: EIA - Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
GOMES, Mayara Santos Diniz et al. O uso da avaliação comportamental no diagnóstico audiológico infantil. 2016, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2016. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Gomes, M. S. D., Andrade, M. F. C. F. de, Santos, D. R. dos, Donizette, S. S., & Lopes, A. C. (2016). O uso da avaliação comportamental no diagnóstico audiológico infantil. In . São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia. -
NLM
Gomes MSD, Andrade MFCF de, Santos DR dos, Donizette SS, Lopes AC. O uso da avaliação comportamental no diagnóstico audiológico infantil. 2016 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Gomes MSD, Andrade MFCF de, Santos DR dos, Donizette SS, Lopes AC. O uso da avaliação comportamental no diagnóstico audiológico infantil. 2016 ;[citado 2024 abr. 17 ] - Sigilo e confidencialidade em telefonoaudiologia: revisão integrativa
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