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Para além dos déficitis: interação e atenção conjunta em crianças com autismo (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: AMORIM, KATIA DE SOUZA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • DOI: 10.4025/psicolestud.v20i3.27141
  • Assuntos: AUTISMO; CRIANÇAS; INTERAÇÃO SOCIAL (COMPORTAMENTO SOCIAL)
  • Palavras-chave do autor: Atenção conjunta
  • Idioma: Português
  • Resumo: As desordens do espectro autista são descritas por déficits persistentes na interação e comunicação social, além de padrão restrito, repetitivo e estereotipado de comportamentos, interesses e atividades. Apesar dessa descrição dominante – a partir dos déficits –, na literatura também há autores que lançam olhares aos comportamentos para além dos déficits. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar como se dão os processos de interação social em crianças com autismo em contexto familiar, mais especificamente analisando os processos de atenção conjunta. Estudos de casos múltiplos foram conduzidos com duas crianças de cinco anos diagnosticadas com o transtorno. Por dois meses, foram feitas videogravações semanais das crianças no contexto familiar. Com base no referencial da Rede de Significações, as cenas foram mapeadas e transcritas, e as interações analisadas por meio da noção de fluxo internacional. Apesar da presença de comportamentos e interesses repetitivos e estereotipados nos dois casos, verificou-se a ocorrência de recursos comunicativos na interação, a qual se deu, muitas vezes, em situações de contraposição ou evitação social. Além desses comportamentos, verificou-se o estabelecimento de atenção conjunta e processos de negociação de interesses por parte das crianças. A evidência de tais comportamentos coloca como necessária maior exploração do tema, já que apontam para algumas potencialidades, mesmo que através de modos particulares nessas criançasLos desórdenes del espectro autista son descritos como déficits persistentes en la interacción y comunicación social, más allá del estándar limitado, repetitivo y estereotipado de comportamientos, intereses y actividades. A pesar de esa descripción dominante –a partir de los déficits , en la literatura también hay autores que han mirado los comportamientos más allá de los déficits. A partir de esta perspectiva, el objetivo de este trabajo es investigar cómo se dan procesos de interacción social en niños con autismo dentro de un contexto familiar, más específicamente a partir del análisis de procesosde atención conjunta. Se llevaron a cabo estudios de caso múltiple, con dos niños de cinco años diagnosticados con el trastorno. En un periodo de dos meses se hizo videograbaciones semanales de los niños en el contexto familiar. Con base en el marco de lared de significados, las escenas fueron mapeadas y transcritas, y las interacciones analizadas por medio de la noción de flujo de interacción. A pesar de la presencia de comportamientos e intereses repetitivos y estereotipados en ambos casos, se encontró que existe una producción de recursos comunicativos en la interacción los cuales se dieron, muchas veces, en situaciones de contraposición o evasión social. Además de estos comportamientos, se verificó el establecimiento de atención y procesos conjuntos denegociación de intereses por parte de los niños. La evidencia de tales comportamientos se hace necesaria una mayor exploración del tema, ya que ellas apuntan hacia algunas potencialidades incluso a través de las formas particulares de estos niños
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    Informações sobre o DOI: 10.4025/psicolestud.v20i3.27141 (Fonte: oaDOI API)
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    • Este artigo é de acesso aberto
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    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc

    Como citar
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    • ABNT

      MENEZES, Luiza Campos e AMORIM, Kátia de Souza. Para além dos déficitis: interação e atenção conjunta em crianças com autismo. Psicologia em Estudo, v. 20, n. 3, p. 353-364, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27141. Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Menezes, L. C., & Amorim, K. de S. (2015). Para além dos déficitis: interação e atenção conjunta em crianças com autismo. Psicologia em Estudo, 20( 3), 353-364. doi:10.4025/psicolestud.v20i3.27141
    • NLM

      Menezes LC, Amorim K de S. Para além dos déficitis: interação e atenção conjunta em crianças com autismo [Internet]. Psicologia em Estudo. 2015 ; 20( 3): 353-364.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27141
    • Vancouver

      Menezes LC, Amorim K de S. Para além dos déficitis: interação e atenção conjunta em crianças com autismo [Internet]. Psicologia em Estudo. 2015 ; 20( 3): 353-364.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27141


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