Escritas da memória: autoria e identidade cultural (2016)
- Autores:
- Autor USP: GOLDSTEIN, NORMA SELTZER - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p143-165
- Assuntos: MEMÓRIA; IDENTIDADE CULTURAL; DISCURSO
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo retoma pesquisa ainda em desenvolvimento sobre a relação entre escritas da memória, discurso e identidade cultural. A escolha do tema apoia-se na ideia de que memória, identidade e sentimento de pertença se relacionam intrinsecamente. O espaço da memória é também o espaço da ressignificação: o espaço de construir e reconstruir representações e identidades. Construímos representações do passado de acordo com as representações que fazemos do presente, e tanto umas quanto as outras são atravessadas pelas representações social e historicamente construídas. Tais concepções associam-se aos conceitos de autonomia(FREIRE, 2002), agência (BAZERMAN, 2011; KLEIMAN, 2006) e autoria (BAZERMAN, 2011).
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Linha D'Água
- ISSN: 2237-9940
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 29, n. 1, p. 143-165, jun. 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
GOLDSTEIN, Norma Seltzer e CAPO, Francesco Antonio. Escritas da memória: autoria e identidade cultural. Linha D'Água, v. 29, n. ju 2016, p. 143-165, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p143-165. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Goldstein, N. S., & Capo, F. A. (2016). Escritas da memória: autoria e identidade cultural. Linha D'Água, 29( ju 2016), 143-165. doi:10.11606/issn.2236-4242.v29i1p143-165 -
NLM
Goldstein NS, Capo FA. Escritas da memória: autoria e identidade cultural [Internet]. Linha D'Água. 2016 ; 29( ju 2016): 143-165.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p143-165 -
Vancouver
Goldstein NS, Capo FA. Escritas da memória: autoria e identidade cultural [Internet]. Linha D'Água. 2016 ; 29( ju 2016): 143-165.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p143-165 - Antonio Candido e a literatura na escola
- A múltipla Cecília
- Identidade nacional e lingua literaria no brasil ii
- Reflexões sobre a formação do professor de língua portuguesa
- Carlos drummond de andrade
- Consonância entre teoria e prática
- Traços marcantes no percurso poético de Manoel Bandeira
- Ensino de gramática e a produção de sentidos em textos literários
- O filme como texto
- Gênero poético: uma proposta em espiral para o ensino fundamental II
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p143-165 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas