Radiodrama e publicidade: confrontos ideológicos na produção radiofônica brasileira (2016)
- Autor:
- USP affiliated authors: SOARES, ROSANA DE LIMA - ECA ; VICENTE, EDUARDO - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: RADIONOVELA; HISTÓRIA DO RÁDIO; PROPAGANDA; DISCURSO
- Language: Português
- Abstract: Esta comunicação pretende demonstrar como diferentes autores tensionaram, em épocas distintas, a forte vinculação entre radiodrama e publicidade que caracterizou a produção radiofônica brasileira. Isso foi feito através da adoção, por parte desses autores, de discursos onde o engajamento político e a crítica social se contrapunham aos valores expressos nos anúncios publicitários incluídos nas produções. Num primeiro momento, demonstraremos como a vinculação entre radiodrama e publicidade se estabeleceu a partir da definição, em 1932, de um modelo comercial para o desenvolvimento da radiodifusão no Brasil. Depois, analisaremos uma produção radiofônica de Dias Gomes dos anos 1950, onde o confronto entre os interesses do patrocinador e a intencionalidade política do autor surge com bastante intensidade. A seguir, apresentaremos um exemplo da produção de radiodramas desenvolvida pela Gessy Lever durante a década de 1980 – provavelmente, o último grande momento desse gênero radiofônico no país – demonstrando como esses confrontos também podem ser percebidos, ainda que de forma menos acentuada, em um dos trabalhos produzidos por Carlos Alberto Soffredini.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Memorias...
- ISSN: 2179-7617
- Conference titles: Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación
-
ABNT
SOARES, Rosana de Lima. Radiodrama e publicidade: confrontos ideológicos na produção radiofônica brasileira. 2016, Anais.. México: ALAIC, 2016. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002793776.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Soares, R. de L. (2016). Radiodrama e publicidade: confrontos ideológicos na produção radiofônica brasileira. In Memorias... México: ALAIC. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002793776.pdf -
NLM
Soares R de L. Radiodrama e publicidade: confrontos ideológicos na produção radiofônica brasileira [Internet]. Memorias.. 2016 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002793776.pdf -
Vancouver
Soares R de L. Radiodrama e publicidade: confrontos ideológicos na produção radiofônica brasileira [Internet]. Memorias.. 2016 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002793776.pdf - Radio ambulante e a tradição do podcast narrativo no radiojornalismo norte-americano
- Não existe fronteira para a minha poesia: diálogos entre a cultura hip hop e a tradição da MPB
- São Paulo na canção: notas para uma geografia musical da metrópole
- Radio versus television in Brazil: the in between media genesis and development of Brazilian soap operas
- O global e o local na construção de identidades étnicas e regionais na música popular brasileira: o movimento Hip Hop paulistano
- My poetry has no boundaries: dialogues between Sao Paulo's hip hop and the Brazilian musical and poetic tradition
- A politização da crítica musical e o processo de legitimação da música popular no Brasil: o caso do tropicalismo
- Youth Cultural Center: a look at the musical diversity in Sao Paulo/Brazil (resumo)
- Entre o rádio e a televisão: gênese e transformações das novelas brasileiras
- Centro Cultural da Juventude: um olhar sobre a diversidade musical de São Paulo
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas