Habilidades do desenvolvimento em prematuros: aspectos receptivo e expressivo em crianças de zero a um ano (2016)
- Authors:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: BEBÊ PREMATURO; HABILIDADES NA COMUNICAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Objetivos: Verificar o desenvolvimento das habilidades auditiva receptiva, auditiv expressiva e visual de crianças nascidas prematuras na faixa etária de zero a um ano. Métodos e Procedimentos: Cumpriram-se os princípios éticos (CAAE 39437114.0.0000.5417). Participaram do estudo 24 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre zero e 12 meses, e seus representantes legais. As crianças foram divididas em dois grupos: o grupo experimental (GE), composto por 12 crianças com histórico de prematuridade; e o grupo comparativo (GC), composto por 12 crianças nascidas a termo e com desenvolvimento típico. Os representantes legais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), em seguida responderam um protocolo de anamnese. A avaliação com as crianças constou da aplicação da Escala Early Language Milestone (ELM) de Coplan(1) (1993), que avalia as habilidades Auditiva Expressiva (AE), Auditiva Receptiva (AR) e Visual (V). Resultados: A Tabela 1 apresenta os valores de média, mediana, mínimo, máximo, desvio padrão, em meses, e valores “p”, na comparação entre o GE e GC, quanto às habilidades auditiva receptiva, auditiva expressiva e visual, verificadas na Escala ELM (Early Language Milestone), por meio do Teste “t” de Student. O nível de significância adotado foi p=0,05. (Tabela 1 - Comparação entre os grupos quanto as habilidades auditiva expressiva, auditiva receptiva e visual). Conclusões: Apesar da maioria dos prematuros apresentarem desenvolvimento inferior às crianças nascidas a termo, nas habilidades avaliadas (auditiva expressiva, auditiva receptiva e visual), não houve diferença estatisticamente significante. A literatura(2,3) aponta que a prematuridade pode interferir no curso do desenvolvimento típico e que é essencial o acompanhamento longitudinal dos prematuros, a fim de reduzir os efeitos deletérios da prematuridade, principalmente quanto a linguagem
- Imprenta:
- Publisher: Universidade de São Paulo
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2016
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
-
ABNT
SANTOS, B. D. M. e RIBEIRO, C. C. e LAMÔNICA, D. A. C. Habilidades do desenvolvimento em prematuros: aspectos receptivo e expressivo em crianças de zero a um ano. 2016, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Santos, B. D. M., Ribeiro, C. C., & Lamônica, D. A. C. (2016). Habilidades do desenvolvimento em prematuros: aspectos receptivo e expressivo em crianças de zero a um ano. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Santos BDM, Ribeiro CC, Lamônica DAC. Habilidades do desenvolvimento em prematuros: aspectos receptivo e expressivo em crianças de zero a um ano. Resumos. 2016 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Santos BDM, Ribeiro CC, Lamônica DAC. Habilidades do desenvolvimento em prematuros: aspectos receptivo e expressivo em crianças de zero a um ano. Resumos. 2016 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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