Encontros entre prática e pesquisa de ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita (2010)
- Autor:
- Autor USP: CORREA, MANOEL LUIZ GONCALVES - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- DOI: 10.5007/2175-795x.2010v28n2p625
- Assuntos: ORALIDADE; LETRAMENTO; ESCRITA; PRÁTICA DE ENSINO
- Idioma: Português
- Resumo: Neste trabalho, parte-se do processo de constituição dos gêneros discursivos, tomando-se como noção teórica central a de relações intergenéricas (BAKHTIN, 1992). Tipos de letramentos, oralidade e heterogeneidade da escrita são os recursos pelos quais se investiga tanto o uso de provérbios parodiados na internet e em redações de vestibular, quanto o uso de temporalidades de diferentes ordens no processo de constituição dessas redações. Como resultado, evidencia-se a produtividade do encontro entre prática de pesquisa e ensino, mesmo que se reconheça que o tratamento teórico-metodológico do objeto de pesquisa não se transfere como tal para a atividade de ensinar.
- Imprenta:
- Local: Florianópolis
- Data de publicação: 2010
- Fonte:
- Título do periódico: Perspectiva
- ISSN: 2175-795X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 28, n. 2, p. 625-648, jul./dez. 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-nd
-
ABNT
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Encontros entre prática e pesquisa de ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 625-648, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2010v28n2p625. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Corrêa, M. L. G. (2010). Encontros entre prática e pesquisa de ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita. Perspectiva, 28( 2), 625-648. doi:10.5007/2175-795x.2010v28n2p625 -
NLM
Corrêa MLG. Encontros entre prática e pesquisa de ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita [Internet]. Perspectiva. 2010 ; 28( 2): 625-648.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2010v28n2p625 -
Vancouver
Corrêa MLG. Encontros entre prática e pesquisa de ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita [Internet]. Perspectiva. 2010 ; 28( 2): 625-648.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2010v28n2p625 - A voz do outro: formas do discurso citado direto (DCD)
- Um aspecto da subjetividade presente em redações de vestibulandos: a temporalidade
- A prática textual de estudantes de comunicação social e o impacto da cultura avaliativa
- Entre o dizer e o dito: a réplica e os acabamentos absolutos do enunciado
- Bases teóricas para o ensino da escrita
- Ensino de língua: representação e letramento
- A narratividade como princípio de funcionamento da linguagem e marca de papéis sociais
- Arranjos referenciais de tempo em textos de pré-universitários: letramento e oralidade
- Lingüística aplicada e ensino de língua. [Apresentação]
- Leitura e escrita no exame nacional de cursos (Curso de Letras)
Informações sobre o DOI: 10.5007/2175-795x.2010v28n2p625 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas