Avaliação do ciclo de seminários do Programa de Educação Tutorial segundo as perspectivas de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (2016)
- Autores:
- Garrido, Beatriz Della Terra Mouco - Universidade de São Paulo (USP)
- Magão, Pedro Henrique - Universidade de São Paulo (USP)
- Rodrigues, Ana Carolina Cunha - Universidade de São Paulo (USP)
- Farha, Ana Laura Herrera - Universidade de São Paulo (USP)
- Shiota, Aymée - Universidade de São Paulo (USP)
- Sugio, Carolina Yoshi Campos - Universidade de São Paulo (USP)
- Ferreira, Elisabete Aparecida Caetano - Universidade de São Paulo (USP)
- Espíndola, Guilherme Gonçalves de - Universidade de São Paulo (USP)
- Braga, Gustavo Moreno - Universidade de São Paulo (USP)
- Mazzon, João Gabriel Paulino - Universidade de São Paulo (USP)
- Jacomine, Juliana Carvalho - Universidade de São Paulo (USP)
- Ikejiri, Larissa Luri Almeida Amorim - Universidade de São Paulo (USP)
- Pinheiro, Maycon Lázaro - Universidade de São Paulo (USP)
- Mosquim, Victor - Universidade de São Paulo (USP)
- Hissano, Wendy Saory - Universidade de São Paulo (USP)
- Wang, Linda
- Autor USP: WANG, LINDA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ODONTOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: A interação entre os graduandos com pós-graduandos em atividades extracurriculares é uma meta do Programa de Educação Tutorial (PET), de forma a compartilhar momentos e experiências simultâneos. Neste contexto, o PET Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru há 14 anos promove anualmente um encontro denominado Meeting Acadêmico. O tema geral é apresentado como resposta a uma enquete realizada ao final de cada meeting para promover o do ano seguinte. Nesta atividade, procura-se contribuir para melhorar a qualidade da formação acadêmica, convidando docentes e pós-graduandos para palestras mais próximas e interativas. Quatro palestras são apresentadas, divididas em dois dias, sendo que todas remetem ao tema geral de interesse dos alunos de graduação, pós-graduação da FOB-USP e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). As aulas tem duração estimada de 1 hora e 30 minutos e são intercaladas com uma pausa para coffee-break para que o evento se torne prazeroso e tenha proveito acadêmico. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dessa dinâmica educacional de acordo com as perspectivas dos participantes. A amostra foi composta pelo público presente no último Meeting Odontológico do PET Odontologia de 2015, totalizando 125 questionários preenchidos de forma anônima, sendo que o número total de participantes foi dividido em G- graduação (n=75), PG- pós-graduação (n=49) e P- profissionais (n=1). A atividade foi avaliada por um questionário composto por nove quesitos: divulgação, organização, temas, palestrante, adequação, coffee-break, contribuição na formação, duração adequada e brindes sorteados. Cada questão foi categorizada de 1 a 5, sendo 1 correspondente a “Muito Insatisfeito” e 5 a “Muito Satisfeito”No primeiro grupo, 37 compareceram pela primeira vez (G1) e 38 já haviam participado do evento anteriormente (G2); no segundo, 24 nunca haviam participado (PG1) e 25 já estiveram em meetings anteriores (PG2). O item “Divulgação” foi o item melhor avaliado por G2 (x-barra=4,5) e pior avaliado por P (x-barra=1). Em relação à “Organização”, a melhor pontuação foi obtida por P (x-barra= 5) e a menor de G1 (x-barra=4,78). No item “Tema”, a melhor avaliação foi de G2 (x-barra=4,79) e a pior avaliação foi de P (x-barra=3). O quesito “Palestrantes” foi melhor avaliado por PG2 (x-barra=4,64) e pior avaliado por P (x-barra=3). “Adequação” obteve maiores pontuações de P (x-barra=5) e menores pontuações de PG1 (x-barra=4,79). O “Coffe-Break” teve melhor avaliação de P (x-barra=5) e pior avaliação de G1 (x-barra=4,7). O item “Contribuição na Formação” obteve maiores pontos de P (x-barra=5) e menores pontos de G1 (x-barra=4,62). “Duração Adequada” foi melhor avaliada por P (x-barra=5) e pior avaliada por G1 (x-barra=4,32). Com relação a “Brindes/Sorteios”, a melhor avaliação foi de P (x-barra=5) e a pior avaliação foi de G1 (x-barra=4,35). A partir destas análises podemos concluir que a dinâmica proporcionada pelo “Meeting do PET” contribui com a formação acadêmica na perspectiva dos participantes de forma equilibrada, além de propiciar um período de prazer à maioria, uma vez que esta atividade também visa a proporcionar um momento mais descontraído sem deixar de propiciar conhecimento e experiência
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: PET Informa
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 29, n. esp., p. 6, set. 2016
- Nome do evento: Encontro dos Grupos PET da Universidade de São Paulo (EPETUSP): Interdisciplinaridade e competências socioemocionais
-
ABNT
GARRIDO, Beatriz Della Terra Mouco et al. Avaliação do ciclo de seminários do Programa de Educação Tutorial segundo as perspectivas de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. PET Informa. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 23 abr. 2024. , 2016 -
APA
Garrido, B. D. T. M., Magão, P. H., Rodrigues, A. C. C., Farha, A. L. H., Shiota, A., Sugio, C. Y. C., et al. (2016). Avaliação do ciclo de seminários do Programa de Educação Tutorial segundo as perspectivas de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. PET Informa. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Garrido BDTM, Magão PH, Rodrigues ACC, Farha ALH, Shiota A, Sugio CYC, Ferreira EAC, Espíndola GG de, Braga GM, Mazzon JGP, Jacomine JC, Ikejiri LLAA, Pinheiro ML, Mosquim V, Hissano WS, Wang L. Avaliação do ciclo de seminários do Programa de Educação Tutorial segundo as perspectivas de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. PET Informa. 2016 ; 29( esp.): 6.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Garrido BDTM, Magão PH, Rodrigues ACC, Farha ALH, Shiota A, Sugio CYC, Ferreira EAC, Espíndola GG de, Braga GM, Mazzon JGP, Jacomine JC, Ikejiri LLAA, Pinheiro ML, Mosquim V, Hissano WS, Wang L. Avaliação do ciclo de seminários do Programa de Educação Tutorial segundo as perspectivas de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. PET Informa. 2016 ; 29( esp.): 6.[citado 2024 abr. 23 ] - Dimetil sulfóxido como estratégia no controle de degradações hidrolítica e enzimática na interface adesiva à dentina
- Efeito da associação de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina com sistemas adesivos convencionais de frasco único. Análise da liberação de flúor, inibição de desmineralização e avaliação clínica
- Influences of surface and solvent on retention of HEMA/mixture components after evaporation
- Effect of 2% chlorhexidine digluconate on the bond strength to normal versus caries-affected dentin
- Different surface sealants roughness applied to a nanofiller resin composite
- Influência da temperatura de evaporação do solvente na resistência de união dos sistemas adesivos convencionais à dentina
- In vitro assessment of solvent evaporation from commercial adhesive systems compared to experimental systems
- Solvent retention of contemporary commercial dentin bonding agents in a demineralized dentin matrix
- Resistência de união de materiais resinosos com e sem silorano à dentina
- Efeito da erosão por coca-cola na adesão à dentina com ou sem associação de clorexidina a 2%: análise qualitativa da interface adesiva
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas