Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil (2017)
- Autores:
- Autor USP: UPHOFF, DORTHE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LÍNGUA ALEMÃ
- Idioma: Português
- Resumo: Esta proposta de comunicação tem por objetivo apresentar um recorte de um projeto em andamento na USP que visa à construção de uma bibliografia de pesquisas brasileiras desenvolvidas na área de alemão como língua estrangeira (ALE) desde 1980. Realizado com o apoio de bolsistas de graduação, o projeto se propõe a investigar o desenvolvimento histórico da área de ALE enquanto campo de pesquisa no Brasil por meio de um exaustivo levantamento de artigos publicados em revistas direcionadas a professores de alemão e outros, trabalhos apresentados em eventos científicos, além de dissertações e teses defendidos em cursos de pós-graduação. Para o II Congresso da ABEG, pretende-se evidenciar pesquisas sobre a formação de professores e aprofundar questões como a evolução dos assuntos abordados e os espaços em que foram apresentados e discutidos. Uma análise preliminar do corpus bibliográfico revelou um aumento significativo de trabalhos publicados sobre formação de professores ao longo do tempo, considerando as revistas acadêmicas, anais de congresso, livros, teses e dissertações. Relatos sobre cursos e currículos manifestaram-se em todas as décadas pesquisadas, como também discussões sobre questões políticas envolvendo a legislação brasileira e o apoio dos órgãos alemães de fomento ao ensino da língua no exterior. Atualmente, destacam-se análises de experiências práticas no âmbito de programa PIBID e outros projetos de estágio docente.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Caderno de resumos
- Nome do evento: Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos
-
ABNT
ARAÚJO, Fabiana Reis de e UPHOFF, Dörthe. Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. 2017, Anais.. São Paulo: ABEG, 2017. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Araújo, F. R. de, & Uphoff, D. (2017). Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. In Caderno de resumos. São Paulo: ABEG. -
NLM
Araújo FR de, Uphoff D. Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. Caderno de resumos. 2017 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Araújo FR de, Uphoff D. Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. Caderno de resumos. 2017 ;[citado 2024 abr. 26 ] - Ensino orientado para a ação e o letramento crítico: interfaces possíveis
- Sobre a importância da interação no ensino de línguas adicionais: reflexões em tempo de pandemia
- Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia: impactos e construção de novos saberes
- Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen
- O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas
- DaF-unterricht im rahmen der brasilianischen germanistik: herausforderungen und maßnahmen am beispiel der USP
- O distanciamento social, em 2020 e 2021, necessário para conter os índices de transmissão da COVID-19 ... [Apresentação]
- A área de alemão como língua estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais
- Prática como Componente Curricular nas disciplinas de língua da habilitação em Letras/Alemão: alguma novidade?
- A ideia para o presente livro nasceu por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) ... [Apresentação]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas