Ver registro no DEDALUS
Exportar registro bibliográfico

Antibacterial potential of restorative materials against cariogenic species (2017)


Abstract: Objetivo: Determinar o potencial antibacteriano de cinco materiais restauradores contra microrganismos envolvidos com o processo da cárie: Streptococcus mutans, Lactobacillus casei e Bifidobacterium dentium. Métodos: Cinco materiais restauradores foram analisados neste estudo: Fuji IX Extra, Fuji II LC, Ion-Z, Beautifil II e Filtek Z250XT. Foram testados em relação ao efeito antibacteriano através de duas metodologias denominadas: teste de difusão em ágar e teste contato direto. Os Cimentos de Ionômeros de Vidro foram utilizados imediatamente ou 10 minutos após manipulação. Para o teste de difusão em ágar a média das zonas de inibição em milímetros (mm) foram calculadas e para o teste de contato direto, o número de unidade formadora de colônia foram avaliados por score. Resultados: Fuji IX Extra apresentou maior zona de inibição de 14 mm para o L. casei e o Ion-Z utilizado após a manipulação apresentou zonas de inibição para todas as bactérias testadas. No teste de contato direto, a bactéria mais resistente foi o S. mutans com denso crescimento bacteriano e B. dentium demonstrou uma menor resistência em relação aos materiais testados. Conclusão: Pode-se concluir que os Cimentos de Ionômeros de Vidro convencionais apresentaram melhores resultados do que os materiais resinosos, variando de acordo com a bactéria testada.


Imprenta:

Data da defesa: 30.03.2017


How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

  • ABNT

    OLIVEIRA, Naiara Araújo de; BOMBONATTI, Juliana Fraga Soares. Antibacterial potential of restorative materials against cariogenic species. 2017.[s.n.], Bauru, 2017.
  • APA

    Oliveira, N. A. de, & Bombonatti, J. F. S. (2017). Antibacterial potential of restorative materials against cariogenic species. Bauru.
  • NLM

    Oliveira NA de, Bombonatti JFS. Antibacterial potential of restorative materials against cariogenic species. 2017 ;
  • Vancouver

    Oliveira NA de, Bombonatti JFS. Antibacterial potential of restorative materials against cariogenic species. 2017 ;