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Frank Miller e os quadrinhos: pelo que vale a pena morrer (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: GHIROTTI, JOAQUIM CARDIA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: HISTÓRIA EM QUADRINHOS; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; SUPER-HERÓIS; HISTÓRIA CULTURAL
  • Palavras-chave do autor: Comic books; Cultural History; Graphic Novels; Superheroes
  • Idioma: Português
  • Resumo: As décadas de 1980-1990 marcam um ponto importante da história das revistas de quadrinhos de super-heróis. Mudanças no mercado, no público, na política, nos debates morais e culturais do momento ofereceram um cenário propício para novos desenvolvimentos no gênero super-herói. Esse quadro é cercado pelo pós-modernismo, a urbanização, a contracultura, mudanças nas artes e condições políticas que se desenvolvem da Guerra Fria, geograficamente centrada entre a Europa e os Estados Unidos, para a Guerra do Iraque, o que desloca atenções geopolíticas e conflitos para o Oriente Médio. Os quadrinhos de super-herói passam a oferecer maior liberdade temática para seus autores, e discussões sobre direitos autorais ganham força. Este cenário dispõe das condições para que alguns autores pudessem levar os super-heróis para discussões diferentes das décadas precedentes, permitindo o surgimento de trabalhos significativos, de autores que marcam suas obras abordando os super-heróis de forma pessoal. A presente pesquisa procura entender como o autor de histórias em quadrinhos Frank Miller se posicionou diante de uma determinada área de produção artística, utilizando-se das revistas de super-herói para discutir posicionamentos ideológicos, e reforçar seu caráter mítico e simbólico. Utilizando princípios da história cultural desenvolvidos por autores como Ginzburg, Burke, Gombrich, Schorske e Barzun, contextualiza-se a trajetória das histórias em quadrinhos até os anos 1980 e 1990, estabelecendo as condições da mídia quando do trabalho do artista. Para posicionar Miller em relação a seu mercado e suas relações de produção, são utilizadas as ferramentas analíticas de Michael Baxandall, que oferecem um modelo interpretativo das relações que se dão na produção artística. Finalmente, observam-se as abordagens temáticas e morais de sua obra, com seu contexto dentro de umatrajetória na história cultural. Para isso, traça-se um panorama que discute como a obra de Miller atualiza a jornada do herói de Joseph Campbell, utilizando-se da cultura popular para fazer um diálogo entre discussões morais, históricas e políticas, por meio de uma construção de narrativas heroicas que operam como mitos populares modernos e parâmetros civilizacionais, carregando em si princípios, valores e ideias de uma cultura
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.07.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GHIROTTI, Joaquim Cardia. Frank Miller e os quadrinhos: pelo que vale a pena morrer. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05092017-092333/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Ghirotti, J. C. (2017). Frank Miller e os quadrinhos: pelo que vale a pena morrer (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05092017-092333/
    • NLM

      Ghirotti JC. Frank Miller e os quadrinhos: pelo que vale a pena morrer [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05092017-092333/
    • Vancouver

      Ghirotti JC. Frank Miller e os quadrinhos: pelo que vale a pena morrer [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05092017-092333/

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