Exportar registro bibliográfico

Competência em informação por estudantes do ensino médio (educação de jovens e adultos) na cidade de Ribeirão Preto/SP (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: MANCERA, MAVI GALANTE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 596
  • Assuntos: COMPETÊNCIA INFORMACIONAL; INFORMAÇÃO; ENSINO MÉDIO; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • Palavras-chave do autor: Competência em Informação; High school; Information and Communication Technologies; Information Literacy; Tecnologias de Informação e Comunicação; Youth and Adult Education
  • Idioma: Português
  • Resumo: Os aprendizes do século XXI encontram-se inseridos no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Neste ínterim, torna-se imprescindível o desenvolvimento de Competência para a busca, avaliação e uso de informações para a vivência escolar, profissional e social pelos indivíduos. A Competência em Informação está atrelada à educação, e deve ser vista como elemento constituinte de ações pedagógicas, num trabalho dos bibliotecários em parceria com docentes. O presente estudo identificou as Competências pertinentes à busca e o uso da informação por estudantes de Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos na cidade de Ribeirão Preto/SP. Tratou-se de um estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa e amostragem por acessibilidade, com (n=128) estudantes de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos na cidade de Ribeirão Preto/SP. A coleta de dados ocorreu em maio de 2016 e utilizou-se o questionário autoaplicável como fonte de evidência, preenchido pelo aluno em sala de aula, e em seguida, entregue a pesquisadora. Por se tratar de um público heterogêneo, estabeleceu-se o recorte etário conforme o Estatuto da Juventude (Lei n. 12.852/2013) para os jovens, e os adultos, entre 30 e 59 anos, visto que não há um estatuto específico para este público. A Análise de Conteúdo foi o método adotado para a organização e tratamento dos dados, onde foram estabelecidas seis categorias para análise. A idade dos alunos variou de 18 a 56 anos e a maioria são jovens do sexo masculino. Entre os adultos, houve uma predominância de mulheres. Estes alunos trabalham 8 horas/dia, estudam por 3-4 horas/dia, e informaram um intervalo sem estudo (desde o término do ensino fundamental e ingresso no ensino médio). Os resultados apontaram que os jovens, mesmo com uma aparente familiaridade para buscar e usar informações na internet, não conseguem de maneirasatisfatória, organizar, analisar e documentar informações, assim como, tem necessidades de aperfeiçoamento em leitura e escrita. Os adultos também apresentam tais dificuldades, em maior ou menor grau, e que reforçam a importância dos cursos e atividades, com docentes e bibliotecários, para o oferecimento de noções básicas de Competência em informação, baseado nos sete pilares da Competência em Informação e com adoção dos padrões IFLA. Com base nos resultados, sugere-se a Modelagem Conceitual Pedagógica para o Desenvolvimento da Competência em Informação, desenvolvida por Farias e Belluzzo (2015), adaptadas ao cenário EJA em atividades organizadas na estrutura de módulos com temas transversais e participação dos docentes, visando melhor orientar os alunos quanto às competências para o manejo da informação em suporte digital, propiciando senso crítico para uso ético da informação e despertando-os para o aprendizado ao longo da vida
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.06.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MANCERA, Mavi Galante. Competência em informação por estudantes do ensino médio (educação de jovens e adultos) na cidade de Ribeirão Preto/SP. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-14082017-164910/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Mancera, M. G. (2017). Competência em informação por estudantes do ensino médio (educação de jovens e adultos) na cidade de Ribeirão Preto/SP (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-14082017-164910/
    • NLM

      Mancera MG. Competência em informação por estudantes do ensino médio (educação de jovens e adultos) na cidade de Ribeirão Preto/SP [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-14082017-164910/
    • Vancouver

      Mancera MG. Competência em informação por estudantes do ensino médio (educação de jovens e adultos) na cidade de Ribeirão Preto/SP [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-14082017-164910/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024