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Tráfego veicular e a espessura da camada íntima média das carótidas no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto-ELSA Brasil (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: KIERPEL, MAURO - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MPR
  • Assuntos: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA; VEÍCULOS; MORBIDADE; MORTALIDADE; VASOS CORONÁRIOS; DOENÇAS CARDIOVASCULARES; ESTUDOS LONGITUDINAIS; BIOMARCADORES; FATORES DE RISCO
  • Palavras-chave do autor: Air pollution; Carotid intima-media thickness; Morbidity; Mortality; Vehicle emissions
  • Idioma: Português
  • Resumo: Muito se conhece sobre os efeitos deletérios da poluição do ar, e a sua influência sobre a mortalidade e morbidade por problemas respiratórios e também por doenças cardiovasculares. Diversos métodos têm sido estudados no sentido de se avaliar as consequências da exposição aos poluentes atmosféricos sobre a saúde humana, bem como, tentar estabelecer os mecanismos que envolvem esta relação. Dados antropométricos, exames de imagem e marcadores laboratoriais têm sido utilizados no sentido de se investigar o desenvolvimento de doença aterosclerótica e, a partir daí, tentar estabelecer uma relação entre os fatores de risco, dentre eles, os poluentes atmosféricos e a aterogênese. Sabe-se que a medida ultrassonográfica da espessura da camada íntima - média das artérias carótidas (EIMC) - tem sido descrita como uma análise complementar de grande potencial na avaliação não invasiva da atividade inflamatória vascular, da gênese e do desenvolvimento da doença aterosclerótica, sendo considerado um preditor independente de risco para morbidade e mortalidade por causas cardiovasculares. Este projeto de pesquisa utilizou o banco de dados relativos ao estado de São Paulo do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e teve por objetivo investigar os possíveis efeitos da poluição atmosférica produzida pelo tráfego veicular na EIMC nos sujeitos incluídos neste projeto. A mensuração da exposição aos poluentes foi feita por meio de medidas indiretas utilizando-se a densidade de tráfego veicular dos locais georreferenciados(local de trabalho e domicílio), a distância da residência dos sujeitos do estudo em relação a vias de grande fluxo de veículos e, ainda, a distância percorrida no deslocamento dos sujeitos entre o domicílio e o local trabalho. Foi realizado um estudo de corte transversal com o modelo de regressão linear univariado e multivariado para se avaliar a possível correlação entre a exposição aos poluentes do ar e espessura da íntima média das carótidas (EIMC)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.10.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      KIERPEL, Mauro. Tráfego veicular e a espessura da camada íntima média das carótidas no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto-ELSA Brasil. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-14122017-110737/. Acesso em: 05 maio 2024.
    • APA

      Kierpel, M. (2017). Tráfego veicular e a espessura da camada íntima média das carótidas no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto-ELSA Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-14122017-110737/
    • NLM

      Kierpel M. Tráfego veicular e a espessura da camada íntima média das carótidas no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto-ELSA Brasil [Internet]. 2017 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-14122017-110737/
    • Vancouver

      Kierpel M. Tráfego veicular e a espessura da camada íntima média das carótidas no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto-ELSA Brasil [Internet]. 2017 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-14122017-110737/

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