Uso do sistema FM em ambiente escolar: conhecimento adquirido por professores em curso EAD (2017)
- Autores:
- Autor USP: JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: TECNOLOGIAS DA SAÚDE; DEFICIÊNCIA AUDITIVA; AMBIENTE ESCOLAR; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: INTRODUÇÃO: O Sistema de Frequência Modulada (FM) é considerado um equipamento de tecnologia assistiva que contribui para a acessibilidade auditiva de pessoas com deficiência auditiva (DA). Com intuito de promover o aprimoramento do professor do ensino fundamental para atuar com crianças com DA foi proposto um curso a distância sobre a inclusão do DA e o uso do sistema FM em ambiente escolar. Este curso teve como objetivo ampliar a compreensão do professor sobre a diversidade dos estudantes com DA na escola e sobre o uso do recurso de acessibilidade – Sistema FM, na perspectiva da educação inclusiva. OBJETIVO: Verificar o conhecimento prévio e adquirido após o curso pelos professores sobre as temáticas desenvolvidas no curso “Uso do Sistema FM no Ambiente Escolar”. METODOLOGIA: Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, sob o parecer de número 1.144.295. Foram inscritos 174 professores (cursistas) da Rede Pública do Rio Grande do Norte para participarem do curso à distância acessado pela plataforma da instituição – Mandacaru - do AVA Telessaúde da Secretaria de Educação à Distância. Este alunos compuseram duas turmas: T1: dezembro a outubro de 2016 e T2: maio a outubro de 2016. O curso foi composto por seis módulos com carga horária total de 180 horas. Antes de iniciar e finalizar o curso, os professores responderam um questionário contendo 32 questões objetivas sobre os temas apresentados no curso com as seguintes sub-temáticas: 1) Políticas públicas de inclusão e saúde auditiva; 2) Recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência auditiva; 3) Caracterização da audição quanto ao tipo e grau da deficiência auditiva; 4) Aparelho de amplificação sonora individual e implante coclear; 5) Desenvolvimento da função auditiva; 6) Sistema FM e 7) Estratégias pedagógicas e comunicativas.RESULTADOS: Dos 174 cursistas inscritos, 86 evadiram, 16 foram reprovados e 69 concluíram o curso. Dos 69 concluintes 66 (95,65%) responderam ao questionário pré e pós-curso, apresentando média geral de 7,20 (dp 1,28) no questionário pré e de 8,16 (dp 1,86) no pós-curso, sendo que 53 (80,30%) cursistas tiveram um melhor desempenho no questionário póscurso quando comparado ao pré-curso. Na análise das temáticas notou-se baixo desempenho dos cursistas no pré-curso nas questões referentes aos temas 2, 3, 4 e 6, relacionados ao conteúdo da área da saúde, sendo observado melhor desempenho dos cursistas nestes itens após o curso. CONCLUSÃO: Por meio da análise dos resultados, verificou-se que o curso foi efetivo, principalmente quanto à aquisição de conhecimentos dos professores, sobre a interface saúde-educação, e que trouxe contribuições importantes para a prática educacional inclusiva no contexto escolar.
- Imprenta:
- Editora: Academia Brasileira de Audiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2017
- Fonte:
- ISSN: 1983-179X
- Nome do evento: EIA - Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
BALEN, S. A. et al. Uso do sistema FM em ambiente escolar: conhecimento adquirido por professores em curso EAD. 2017, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2017. . Acesso em: 07 maio 2024. -
APA
Balen, S. A., Brazorotto , J. S., Melo, L. P. F., Lima, T. F., Nunes, A. D. S., Melo, I. M. M., et al. (2017). Uso do sistema FM em ambiente escolar: conhecimento adquirido por professores em curso EAD. In . São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia. -
NLM
Balen SA, Brazorotto JS, Melo LPF, Lima TF, Nunes ADS, Melo IMM, Nascimento LJP, Lima CR, Pupo AC, Trenche MCB, Barreira-Nielsen C, Jacob RTS, Frota S, Martinez MAN. Uso do sistema FM em ambiente escolar: conhecimento adquirido por professores em curso EAD. 2017 ;[citado 2024 maio 07 ] -
Vancouver
Balen SA, Brazorotto JS, Melo LPF, Lima TF, Nunes ADS, Melo IMM, Nascimento LJP, Lima CR, Pupo AC, Trenche MCB, Barreira-Nielsen C, Jacob RTS, Frota S, Martinez MAN. Uso do sistema FM em ambiente escolar: conhecimento adquirido por professores em curso EAD. 2017 ;[citado 2024 maio 07 ] - Sistema FM: esforço auditivo em escolares
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