Síndrome de West e distúrbios da comunicação: relato de caso (2017)
- Autores:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO; EPILEPSIA GENERALIZADA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A síndrome de West (SW) é uma forma de epilepsia generalizada que se inicia no primeiro ano de vida, com pico de incidência entre o 5º e 8º mês, caracterizada por mioclonias maciças, regressão do desenvolvimento neuropsicomotor e hipsarritmia. A literatura sugere que a SW reflete interações anormais entre o córtex e as demais estruturas cerebrais. Os espasmos podem ser flexores, extensores ou misto. Regressão do desenvolvimento psicomotor acompanha os espasmos em 70-95% dos casos. O prognóstico permanece reservado, observandose deficiência intelectual em cerca de 90%. Objetivo: Descrever os achados da avaliação de linguagem de um menino de 63 meses, diagnosticado com a SW. Método: Cumpriram-se os critérios éticos (Protocolo 42356815.1.0000.5417). Nasceu a termo, de 39 semanas gestacionais, por cesariana, pesando 3.020 gramas e 45 cm de estatura, Apgar 7/8 no 1º e 5º minuto. Equilíbrio cervical aos 12 meses, sentar aos 14, marcha aos 36 meses e primeiras palavras aos 24 meses. Apresenta transtorno motor com diparesia espástica. Não está acompanhando as atividades escolares com seu grupo etário. Faz uso de anticonvulsivantes, desde o início das crises, aos seis meses. Dificuldade nas atividades de vida diária, que não realiza com independência. A avaliação constou de: Observação do Comportamento comunicativo (OCC), Teste de Screening de Desenvolvimento Denver- II (TSDD-II) e ABFW. Resultados: OCC: interação, tempo de atenção interesse e contato ocular restritos, protesta, solicita, dificuldade para manter o foco conversacional, ecolálico. TSDD-II: Motor grosso: 23 meses; linguagem: 24 meses; Motor fino-adaptativo e Pessoal-social: 20 mesesABFW-Fonologia: os processos fonológicos apresentados ainda esperados para a faixa etária; ABFW-Vocabulário: pontuação inferior em todos os campos conceituais; ABFW-Pragmática: inicia turnos, demonstra dificuldades para mantém conversação, apresenta ecolalias, estereotipias e repetição do mesmo tópico de conversação. Ressaltam-se os comportamentos imaturos e a dificuldade para manter o foco de atenção, dificultando as relações que a criança estabelece com o ambiente interferindo nos processos de aprendizagem e na comunicação oral. Conclusão: O caso em tela apresenta as consequências previstas na SW, com transtorno da comunicação oral, deficiências cognitivas e motoras. Na SW os quadros clínicos são complexos e devem ser acompanhados com processos terapêuticos, com equipes multidisciplinares, no intuito de otimizar o potencial da criança e reduzir os efeitos deletérios da SW, contribuindo para a inclusão destes indivíduos e melhoria da qualidade de vida da criança e sua família
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Journal of Applied Oral Science
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 28, sp. issue, p. 253-254, 2017.
- Nome do evento: COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Profa. Dra. Dionísia Aparecida Cusin Lamônica"
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ABNT
BERNARDO, J. A. C. e GIUNTINI, L. e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Síndrome de West e distúrbios da comunicação: relato de caso. Journal of Applied Oral Science. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 09 maio 2024. , 2017 -
APA
Bernardo, J. A. C., Giuntini, L., & Lamônica, D. A. C. (2017). Síndrome de West e distúrbios da comunicação: relato de caso. Journal of Applied Oral Science. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Bernardo JAC, Giuntini L, Lamônica DAC. Síndrome de West e distúrbios da comunicação: relato de caso. Journal of Applied Oral Science. 2017 ; 28 253-254.[citado 2024 maio 09 ] -
Vancouver
Bernardo JAC, Giuntini L, Lamônica DAC. Síndrome de West e distúrbios da comunicação: relato de caso. Journal of Applied Oral Science. 2017 ; 28 253-254.[citado 2024 maio 09 ] - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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