Percepção dos alunos de Engenharia Ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional (2013)
- Authors:
- Autor USP: BACCI, DENISE DE LA CORTE - IGC
- Unidade: IGC
- Subjects: ENGENHARIA AMBIENTAL; MUDANÇA CLIMÁTICA; GEOCIÊNCIAS
- Language: Português
- Abstract: O presente artigo descreve os resultados preliminares da pesquisa que está sendo realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas que busca investigar como a temática das Mudanças Climáticas está sendo abordada, bem como verificar as possíveis contribuições das Geociências para a formação profissional de engenheiros ambientais em 3 universidades da cidade de Uberaba, MG. O presente trabalho buscou investigar como os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba percebem as relações dessa temática com sua área profissional, através da aplicação de um questionário estruturado. As análises contemplaram também os componentes curriculares do curso, bem como o perfil profissional proposto pela instituição. Os resultados apontam que os alunos reconhecem a ligação entre o tema e sua futura atuação profissional e que têm noção acerca da importância dos conhecimentos das Ciências da Terra para sua formação. No entanto, as respostas indicam um conhecimento superficial, pouco fundamentado, que não expressa com clareza seus pontos de vista sobre a aplicabilidade dos conceitos apreendidos, de forma a construir o paradigma da sustentabilidade.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Volume/Número/Paginação/Ano: PAP014063, 2013
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental
-
ABNT
SOUSA, Karina da Costa e BACCI, Denise de La Corte. Percepção dos alunos de Engenharia Ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional. 2013, Anais.. São Paulo: ABGE, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/53dad1c5-934d-451b-b23a-3468cc20986e/2886687.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Sousa, K. da C., & Bacci, D. de L. C. (2013). Percepção dos alunos de Engenharia Ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional. In Anais. São Paulo: ABGE. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/53dad1c5-934d-451b-b23a-3468cc20986e/2886687.pdf -
NLM
Sousa K da C, Bacci D de LC. Percepção dos alunos de Engenharia Ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional [Internet]. Anais. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/53dad1c5-934d-451b-b23a-3468cc20986e/2886687.pdf -
Vancouver
Sousa K da C, Bacci D de LC. Percepção dos alunos de Engenharia Ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional [Internet]. Anais. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/53dad1c5-934d-451b-b23a-3468cc20986e/2886687.pdf - Aplicação de métodos estatísticos multivariados na avaliação de vibrações sísmicas
- Mapeamento socioambiental e a formação de professores críticos
- Imagens de satélite nas séries iniciais do ensino fundamental: o conhecimento do lugar como ponto de partida para a educação ambiental
- Geodiversidade e patrimônio geológico
- O ensino de Geociências e a formação de professores: experiências de um processo de aprendizagem
- Abordagens geocientíficas em estudos do meio no Ensino Fundamental I: construindo pontes para o ensino interdisciplinar
- Capacitação de professores do Ensino Fundamental I: uma abordagem através das Geociências e Educação Ambiental
- Qualification of caves for educational use and scientific dissemination: a methodological proposal
- O que podemos aprender com as pedreiras?
- Educação e aprendizagem social para Geoconservação: proteção de serviços ecossistêmicos e governança ambiental na Macrometrópole Paulista
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
2886687.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas