Exportar registro bibliográfico

O Ensino dos conteúdos ofensivos e defensivos do futsal: opiniões dos treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do Estado de São Paulo (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: MARQUES, MARIANA ALONSO - EEFERP
  • Unidade: EEFERP
  • Sigla do Departamento: EEFERP
  • Subjects: ENSINO E APRENDIZAGEM; FUTEBOL DE SALÃO; PEDAGOGIA DO ESPORTE
  • Language: Português
  • Abstract: O futsal é classificado como um jogo esportivo coletivo (JEC) de invasão que envolve a disputa pela posse da bola, permeada pelas relações de cooperação e oposição entre os jogadores, que estabelecem um ambiente complexo, imprevisível. Nesse âmbito, o treinador assume 0 papel central do processo de ensino-aprendizagem (EA) para mediar os aspectos pedagógicos em busca de melhores desempenhos técnico-táticos. Dada a importância do treinador, sua opinião se torna fundamental para identificar como se dá o processo de formação dos jogadores ao longo do tempo. Assim, este projeto teve como objetivo principal identificar como se dá o processo de EA em diferentes etapas de formação do futsal a partir de uma revisão sistemática sobre o ensino do futsal e dos discursos de treinadores. A abordagem utilizada foi qualitativa a partir de um instrumento de entrevista. Para a labutação e análise dos discursos foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram entrevistados 16 treinadores das oito primeiras equipes das categorias sub-12 (6), sub-14(ó) e sub-16(4) classificadas no Campeonato Estadual Paulista de Futsal. A partir da revisão sistemática foi possível identificar que é no Brasil onde mais se produz sobre ensino do futsal e que a maioria dos artigos encontrados são quantitativos. Após a análise dos discursos dos treinadores, foi possível concluir que em relação aos conteúdos ofensivos e defensivos individuais não houve variação, já em relação aos conteúdos ofensivos e defensivos coletivos há importantes variações ao longo do processo de formação, diferindo dos conteúdos individuais. Há uma preferência pelos princípios do TGfU para abordar os conteúdos individuais ofensivos e defensivos (individual e coletiva). Já para o ensino dos conteúdos ofensivos coletivos nas categorias sub-12 e sub-14 o método analítico foi o mais mencionado
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.01.2018

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARQUES, Mariana Alonso. O Ensino dos conteúdos ofensivos e defensivos do futsal: opiniões dos treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do Estado de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Marques, M. A. (2018). O Ensino dos conteúdos ofensivos e defensivos do futsal: opiniões dos treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do Estado de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Marques MA. O Ensino dos conteúdos ofensivos e defensivos do futsal: opiniões dos treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do Estado de São Paulo. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Marques MA. O Ensino dos conteúdos ofensivos e defensivos do futsal: opiniões dos treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do Estado de São Paulo. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024