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Metodologia para a redução da vibração e da ondulação de torque de um motor de relutância chaveado especial a partir do uso de simulações multifásicas e de algoritmos genéticos (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: CORRÊA, DANIEL AUGUSTO PRUDENTE - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PEA
  • Assuntos: VIBRAÇÕES; ALGORITMOS GENÉTICOS
  • Palavras-chave do autor: SIMULAÇÕES MULTIFÍSICAS; ONDULAÇÃO DE TORQUE; MOTOR DE RELUTÂNCIA CHAVEADO
  • Idioma: Português
  • Resumo: A finalidade inicial deste estudo foi desenvolver um modelo computacional multifísico de um acionamento eletrônico, composto por um motor de relutância 4/2 bifásico, um conversor eletrônico de potência, um controlador, os componentes mecânicos estruturais do motor e os acoplamentos entre os diferentes domínios físicos. Para a implementação do modelo proposto, foram utilizados recursos de simulações numéricas e acopladas do MEF (Método dos Elementos Finitos) em uma plataforma de simulação multifísica, de modo a realizar acoplamento entre três áreas do conhecimento: circuitos elétricos, campos eletromagnéticos e componentes mecânicos estruturais e de vibração. Uma vez desenvolvido o modelo multifísico, este foi associado a um procedimento de otimização dos ângulos de disparo que utiliza um modelo de algoritmos genéticos e, como um conjunto, estes foram aplicados na redução da vibração e da ondulação de torque do motor de relutância chaveado, resultando em uma nova metodologia para a abordagem desses problemas. De modo a comprovar os resultados obtidos nas simulações, foram realizados diversos ensaios experimentais para a validação de cada etapa do desenvolvimento, tais como levantamento das formas de onda de tensão e correntes, ensaios de vibração, etc. Os modelos desenvolvidos foram testados em função de modificações realizadas tanto nos parâmetros de controle do acionamento, como também em função de modificações mecânicas estruturais na geometria do rotor.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.06.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CORRÊA, Daniel Augusto Prudente. Metodologia para a redução da vibração e da ondulação de torque de um motor de relutância chaveado especial a partir do uso de simulações multifásicas e de algoritmos genéticos. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-20092018-100641/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Corrêa, D. A. P. (2018). Metodologia para a redução da vibração e da ondulação de torque de um motor de relutância chaveado especial a partir do uso de simulações multifásicas e de algoritmos genéticos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-20092018-100641/
    • NLM

      Corrêa DAP. Metodologia para a redução da vibração e da ondulação de torque de um motor de relutância chaveado especial a partir do uso de simulações multifásicas e de algoritmos genéticos [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-20092018-100641/
    • Vancouver

      Corrêa DAP. Metodologia para a redução da vibração e da ondulação de torque de um motor de relutância chaveado especial a partir do uso de simulações multifásicas e de algoritmos genéticos [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-20092018-100641/


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