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O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: RIBEIRO, RENATO MELO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; POLIFONIA
  • Palavras-chave do autor: Avaliação em larga escala; Controvérsia educacional; Educational controversy; Large scale assessment; Polifonia; Polyphony
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa teórica investiga a controvérsia acadêmica sobre avaliações em larga escala no Brasil, sistematizando as posições/argumentos desse debate na forma de um continuum argumentativo, além de delinear tensões discursivas e contextuais que circundam e perpassam a polêmica sobre a avaliação da escola básica. A revisão de literatura pertinente e a apreciação dos discursos acadêmicos gravitantes da temática, do ponto de vista teórico-metodológico, orientaram-se pela noção de polifonia (BAKHTIN, 2005; MAINGUENEAU, 2002; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2016). Ou seja, pelo esforço de abordar, de forma simultânea e equipolente, as várias vozes que se pronunciam diversamente sobre o tema das avaliações em larga escala no Brasil. Desse modo, a incursão teórica segue por três eixos de sistematização/interpretação: 1) a reconstituição da trama histórica do desenvolvimento do aparelho de avaliação externa no Brasil, por meio de uma periodização interpretativa que põe em relevo as tensões e disputas centrais que incidiram nas discussões entre acadêmicos e especialistas da avaliação; 2) o mapeamento dos conceitos abrangentes (categorias-chave da problemática educacional estreitamente vinculadas à esfera da avaliação), evidenciado tensões potencialmente constitutivas da controvérsia da avaliação; 3) o desvelamento do embate ideológico-discursivo no campo da avaliação e seu desdobramento políticopedagógico em diferentes zonas argumentativas - gradações de um continumm com diferentes grausde apoio e recusa às avaliações externas e em larga escala. Por fim, ao relacionar as tensões discursivas geradoras e as tensões contextuais constitutivas da controvérsia em questão, propõe-se uma formulação teórica exploratória sobre a gênese do continuum argumentativo, com potencial de orientar possíveis desdobramentos teóricos e empíricos da investigação aqui empreendida
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.10.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      RIBEIRO, Renato Melo. O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112018-103346/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Ribeiro, R. M. (2018). O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112018-103346/
    • NLM

      Ribeiro RM. O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112018-103346/
    • Vancouver

      Ribeiro RM. O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112018-103346/


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