Ampliando os benefícios do PBL: um “bom” problema (2018)
- Authors:
- Autor USP: FREZATTI, FABIO - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.17524/repec.v12i2.1803
- Subjects: CONTABILIDADE GERENCIAL; MÉTODOS DE ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)
- Language: Português
- Abstract: Este estudo discute as características de um “bom” problema para um curso de Contabilidade Gerencial que aplica o método de Aprendizagem Baseada em Problemas ( Problem Based Learning - PBL), no qual estudantes de graduação devem definir seus próprios problemas. Neste caso, o PBL é aplicado como uma disciplina integradora de conteúdos, da metade do curso ao seu final. A inovação está em aproveitar o conhecimento prático e o contexto dos alunos e expandir o potencial do PBL, incluindo a identificação e o desenho de um problema, bem como a solução apoiada pela literatura. A parte empírica ocorre em grupos de alunos, usando a metodologia de “pesquisa-ação”. Focamos, particularmente, nas características intrínsecas e de utilidade de bons problemas em 17 grupos que participaram do curso em 2014 e 2015. As principais implicações do estudo são: (i) destacar uma oportunidade para ampliar os potenciais benefícios do PBL, caracterizando melhor um bom problema para a abordagem PBL; (ii) discutir questões críticas para o PBL que são diferentes da abordagem tradicional; (iii) usar as onze características de um bom problema no PBL de maneira segmentada; e (vi) fornecer evidências de que o papel do professor requer adaptação devido ao nível de incerteza que essa abordagem incentiva
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec
- ISSN: 1981-8610
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 2, p. 260-277, abr./jun. 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
FREZATTI, Fábio e MUCCI, Daniel Magalhães e MARTINS, Daiana Bragueto. Ampliando os benefícios do PBL: um “bom” problema. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec, v. 12, n. abr./ju 2018, p. 260-277, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1803. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Frezatti, F., Mucci, D. M., & Martins, D. B. (2018). Ampliando os benefícios do PBL: um “bom” problema. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec, 12( abr./ju 2018), 260-277. doi:10.17524/repec.v12i2.1803 -
NLM
Frezatti F, Mucci DM, Martins DB. Ampliando os benefícios do PBL: um “bom” problema [Internet]. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec. 2018 ; 12( abr./ju 2018): 260-277.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1803 -
Vancouver
Frezatti F, Mucci DM, Martins DB. Ampliando os benefícios do PBL: um “bom” problema [Internet]. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec. 2018 ; 12( abr./ju 2018): 260-277.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1803 - Compreendendo a controladoria ambiental
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Informações sobre o DOI: 10.17524/repec.v12i2.1803 (Fonte: oaDOI API)
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