Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera (2018)
- Autor:
- Autor USP: RIBEIRO, MARCELO AFONSO - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.31206/rmdo032018
- Subjects: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL; CARREIRA PROFISSIONAL; MULTICULTURALISMO; AMÉRICA LATINA
- Agências de fomento:
- Language: Espanhol
- Abstract: As práticas de orientação e aconselhamento de carreira são fundamentadas em epistemologias do Norte global sem considerar as especificidades locais, o que vem gerando práticas descontextualizadas e dificultando o auxílio efetivo aos latino-americanos que vivem no Sul global. Assim, mudanças na construção destas práticas são necessárias através da incorporação de enfoques contextualizados. Com base no construcionismo social, este artigo propôs dois princípios básicos para a construção de enfoques contextualizados em orientação e aconselhamento: hibridismo e interculturalidade. Apesar de ter sido pensado para contextos latino-americanos, o quadro teórico híbrido e intercultural proposto para a orientação e o aconselhamento sugere uma forma de construir conhecimentos, não postula conceitos. Isto permite que seja potencialmente utilizado em qualquer contexto onde existam práticas descontextualizadas de orientação e aconselhamento
- Imprenta:
- Publisher place: [Cidade do México]
- Date published: 2018
- Source:
- Título do periódico: Revista Mexicana de Orientación Educativa
- ISSN: 1665-7527
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 34, p. 1-21, ene.-jun. 2018
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
RIBEIRO, Marcelo Afonso. Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera. Revista Mexicana de Orientación Educativa, v. 15, n. ene.-ju 2018, p. 1-21, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.31206/rmdo032018. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Ribeiro, M. A. (2018). Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 15( ene.-ju 2018), 1-21. doi:10.31206/rmdo032018 -
NLM
Ribeiro MA. Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera [Internet]. Revista Mexicana de Orientación Educativa. 2018 ; 15( ene.-ju 2018): 1-21.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.31206/rmdo032018 -
Vancouver
Ribeiro MA. Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera [Internet]. Revista Mexicana de Orientación Educativa. 2018 ; 15( ene.-ju 2018): 1-21.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.31206/rmdo032018 - Contribuições da psicologia para repensar o conceito de trabalho decente
- Trabalho e orientação profissional e de carreira em tempos de pandemia: reflexões para o futuro
- Decent work in Brazil: context, conceptualization, and assessment
- Sem título próprio...[Prefácio]
- Reflexiones epistemológicas para la orientación profesional en América Latina: una propuesta desde el Construccionismo Social
- A influência psicossocial da família e da escola no projeto de vida no trabalho de pessoas com deficiência física
- Problemas contemporâneos para a psicologia do trabalho e das organizações
- Trabalho fora do eixo Rio-SP: realidade ou ilusão?
- Trabalho doméstico pode gerar insegurança masculina
- Carreira: panorama dos principais enfoques teóricos
Informações sobre o DOI: 10.31206/rmdo032018 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas