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O currículo cultural de educação física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: NEVES, MARCOS RIBEIRO DAS - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
  • Palavras-chave do autor: Cultural representations; Currículo; Curriculum; Educação física; Physical education; Representações culturais; Significações; Significances
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente investigação procura identificar os efeitos do currículo cultural nos sujeitos da educação, através da análise das significações elaboradas sobre as práticas corporais tematizadas, bem como sobre seus representantes. Enquanto projeto formativo, o currículo cultural pretende influenciar na constituição de identidades solidárias e a favor das diferenças. Afinal, na luta por uma sociedade menos desigual, o currículo se configura como um artefato cultural importante, pois nele se forjam os cidadãos e cidadãs. É por meio dele, também, que determinados saberes são validados enquanto outros ficam à margem. Na perspectiva cultural da Educação Física, o currículo visa a construir uma proposta onde os distintos patrimônios culturais corporais sejam reconhecidos através da tematização das práticas corporais que coexistem no cenário social, bem como a valorização dos significados produzidos por seus representantes. Para a realização da pesquisa, foi desenvolvida uma etnografia e uma autoetnografia de aulas de Educação Física culturalmente orientadas em escolas públicas da capital paulista. O material produzido foi submetido à análise cultural e confrontado com a teorização pós-crítica. De um modo geral, os resultados permitem afirmar que o currículo cultural em ação exerce uma influência nas significações proferidas pelos estudantes acerca das práticas corporais tematizadas e os sujeitos que delas participam. Contrariando as expectativas iniciais que centravam o processo nasatividades de ampliação mediante o contato com outras representações, o processo de ressignificação acontece desde o mapeamento, perpassa as vivências e se fortalece, de maneira especial, naquelas atividades de aprofundamento em que são desenvolvidas situações didáticas voltadas para a desconstrução de representações pejorativas. Também se concluiu que os professores exercem um papel fundamental nesse processo ao se mostrarem abertos às representações dos estudantes, sem imposição de significados e garantindo-lhes o espaço para livre expressão
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.03.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      NEVES, Marcos Ribeiro das. O currículo cultural de educação física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28112018-160249/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Neves, M. R. das. (2018). O currículo cultural de educação física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28112018-160249/
    • NLM

      Neves MR das. O currículo cultural de educação física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28112018-160249/
    • Vancouver

      Neves MR das. O currículo cultural de educação física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28112018-160249/


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