DISABKIDS ® no Brasil: avanços e perspectivas futuras na produção do conhecimento científico (2018)
- Autores:
- Autor USP: ROMEIRO, VIVIANE - EERP
- Unidade: EERP
- Sigla do Departamento: ERM
- Assuntos: ESTUDOS DE VALIDAÇÃO; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; PRODUÇÃO CIENTÍFICA; QUESTIONÁRIOS
- Idioma: Português
- Resumo: Medidas válidas e precisas advindas de instrumentos calibrados para mensuração de construtos, aplicados padronizadamente, têm sido utilizadas como uma das formas de garantir ao indivíduo um bom estado de saúde, levando-se em consideração principalmente atributos mentais, sociais e físicos. Os instrumentos DISABKIDS® têm sido traduzidos e adaptados para várias culturas e idiomas, com essa finalidade. Este estudo constitui-se como uma Revisão de Escopo com objetivo de mapear a produção científica brasileira, com relação às fases do processo metodológico para disponibilização de instrumentos segundo a utilização dos instrumentos/formulários DISABKIDS® adaptados para o Brasil. A descrição das buscas e seleção dos estudos foi realizada, em concordância com o Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses, em 10 bases de dados eletrônicas, no Google Scholar e por meio de consulta a pesquisadores, sem restrição de período ou idioma. Os resultados mostram que a utilização dos formulários/instrumentos DISABKIDS® adaptados proporcionaram o mapeamento de 90 estudos científicos envolvendo 46 instrumentos distintos. O desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a visualização abrangente do uso dos instrumentos/formulários DISABKIDS® adaptados para o Brasil facilitando a aproximação entre o complexo e minucioso processo de disponibilização de instrumentos e a prática dos pesquisadores. Acreditamos que \"dar voz\" aos envolvidos, incluindo o público alvo, promovesegurança ao pesquisador de que o método aplicado para elaboração ou adaptação cultural pode garantir propriedades psicométricas satisfatórias, viabilizando a finalização do processo de disponibilização de instrumento válido e fidedigno para medida do construto
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2018
- Data da defesa: 20.07.2018
-
ABNT
ROMEIRO, Viviane. DISABKIDS ® no Brasil: avanços e perspectivas futuras na produção do conhecimento científico. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-06112018-155959/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Romeiro, V. (2018). DISABKIDS ® no Brasil: avanços e perspectivas futuras na produção do conhecimento científico (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-06112018-155959/ -
NLM
Romeiro V. DISABKIDS ® no Brasil: avanços e perspectivas futuras na produção do conhecimento científico [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-06112018-155959/ -
Vancouver
Romeiro V. DISABKIDS ® no Brasil: avanços e perspectivas futuras na produção do conhecimento científico [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-06112018-155959/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas