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As fontes greco-romanas no pensamento político-pedagógico de Rousseau (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: GIOPATO, NATáLIA FERRARINI - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: CIDADANIA; ANTIGUIDADE; ANTIGUIDADE CLÁSSICA
  • Palavras-chave do autor: Antiguidade clássica; Cidadania; Citizenship; Educação; Education; Esparta; Roma; Rome; Rousseau; Rousseau; Sparta Classical antiquity
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os referenciais clássicos como parâmetros fundamentais no desenvolvimento da teoria de Rousseau, e como o autor analisava as sociedades modernas respaldado nessas fontes, orientando-se na elaboração de sua crítica social. As inúmeras referências à Antiguidade greco-romana, em suas obras, não apenas testemunham uma vinculação e apropriação muito particulares a esses temas, mas demonstram um enaltecimento ao ideal de cidadania vivido pelos espartanos e romanos. Isso posto, propõe-se compreender o lugar da Educação no entendimento da relevância desses parâmetros clássicos para a constituição da teoria rousseauniana, especificamente, no que diz respeito ao arquétipo de cidadania. Nas cidades-modelo de Rousseau, todo o ambiente fomentava a formação do almejado cidadão: não se tratava de uma proposta específica de educação aqui ou acolá, mas de uma arquitetura política a partir da qual crianças e jovens eram engendrados no seio de sua pátria a se constituírem cidadãos na e pela vida em comunidade. A partir desse raciocínio, pretende-se resgatar parte significativa do pensamento de Rousseau, alicerçada no legado greco-romano, mais especificamente, sobre a Esparta clássica e Roma republicana, como recursos para adentrar nos fundamentos político-educacionais dessas sociedades e entender o impacto desse legado na constituição da filosofia e da pedagogia de Rousseau, associadas às ideias de identidade nacional e virtude cívica. A finalidade desteestudo, portanto, é investigar a adesão do genebrino a esses exemplos históricos verificando se, de fato, há um alicerce primordial do âmbito político-formativo das suas cidades-modelo a partir do qual o autor se pautaria
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.09.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GIOPATO, Natália Ferrarini. As fontes greco-romanas no pensamento político-pedagógico de Rousseau. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-141440/. Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Giopato, N. F. (2018). As fontes greco-romanas no pensamento político-pedagógico de Rousseau (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-141440/
    • NLM

      Giopato NF. As fontes greco-romanas no pensamento político-pedagógico de Rousseau [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-141440/
    • Vancouver

      Giopato NF. As fontes greco-romanas no pensamento político-pedagógico de Rousseau [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-141440/

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