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Simulador de alta fidelidade x dramatização: impacto na satisfação, autoconfiança e aprendizagem de estudantes de enfermagem (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, ELAINE CRISTINA NEGRI - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Assuntos: SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM); EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESTUDANTES; ENFERMAGEM; APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Estudo experimental, randomizado, com objetivo geral comparar a simulação clínica de alta fidelidade realizada com simulador de alta fidelidade com paciente simulado. Objetivos específicos, identificar na literatura os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais com a simulação clínica realizada com recursos da dramatização; propor e validar treino de habilidades, cenário de alta fidelidade, instrumentos de avaliação escrita e checklist, com o uso do simulador de alta fidelidade e de paciente simulado; caracterizar o perfil sociodemográfico dos estudantes de enfermagem; identificar e comparar a satisfação, a autoconfiança e o conhecimento de estudantes de enfermagem no uso do simulador de alta fidelidade e de paciente simulado em simulação clínica de alta fidelidade. Seguindo os preceitos éticos, o estudo foi realizado com estudantes de enfermagem devidamente matriculados no sexto, sétimo e oitavo semestres do curso de graduação em enfermagem. Para a coleta de dados, foi elaborado um Workshop sobre assistência de enfermagem ao paciente colostomizado. Os estudantes responderam pré-teste para avaliação de conhecimento prévio, após compartilharam uma aula expositiva dialogada seguida de treino de habilidades. Após foram randomizados aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (simulação clínica com paciente simulado) e grupo intervenção (simulação clínica com simulador de alta fidelidade). Após a realização do cenário simulado, foi realizado o debriefng e os estudantes responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS); Escala de Satisfação e Autoconfiança no aprendizado (ESM) e pós-teste para avaliação de conhecimento. Os dados da pesquisa foram analisados no programa SAS 9.2 (Statistical Analysis Soffware). As dimensões do ESM e ESECS foram calculadas com base nos artigos devalidação. Para as comparações entre os grupos em relação às escalas ESAA, ESECS, Instrumento de avaliação de habilidades (checklist) e delta do conhecimento (pós-pré-teste) foi proposta a análise de covariância (ANCOVA). Para todas as comparações adotou-se um nível de significância de 5%. As respostas dos estudantes demonstraram altos índices gerais em ambos os grupos, ESECS: GC (93,5); GI (92,5) e ESM: GC (4,3) e GI (4,4) e, Teste de conhecimento pós-teste: GC (6,2), GI (6,4) e Avaliação de habilidade (Checklist): GC (66,9), GI (70,6). Embora não tenham sido encontrados resultados significativos na comparação entre o GC e GI na aquisição de conhecimento, autoconfiança e satisfação com a simulação, este estudo apresenta resultados relevantes, pois demonstra altos índices de satisfação, autoconfiança e conhecimento com a simulação nos dois grupos, após as práticas simuladas. Tanto a simulação clínica com uso do paciente simulado e com o uso de simulador de alta fidelidade promove satisfação e autoconfiança e ganhos no conhecimento, o que amplia a possibilidade da estratégia nas universidades com menores recursos e demonstra que a relevância do método está no zelo pela construção da atividade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.07.2018

  • Como citar
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    • ABNT

      SANTOS, Elaine Cristina Negri. Simulador de alta fidelidade x dramatização: impacto na satisfação, autoconfiança e aprendizagem de estudantes de enfermagem. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Santos, E. C. N. (2018). Simulador de alta fidelidade x dramatização: impacto na satisfação, autoconfiança e aprendizagem de estudantes de enfermagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Santos ECN. Simulador de alta fidelidade x dramatização: impacto na satisfação, autoconfiança e aprendizagem de estudantes de enfermagem. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Santos ECN. Simulador de alta fidelidade x dramatização: impacto na satisfação, autoconfiança e aprendizagem de estudantes de enfermagem. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ]


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