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Conservação preventiva de manuscritos contemporâneos: o caso da partitura "Música para Doze Instrumentos - Berimbau", de Gilberto Mendes (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUSA, VERÔNICA SPNELA DE - MUSEOLOGIA
  • Unidade: MUSEOLOGIA
  • Sigla do Departamento: PPMUS
  • Assuntos: CONSERVAÇÃO MUSEOLÓGICA; PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVOS; CONSERVAÇÃO PREVENTIVA; MANUSCRITOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Músico e professor, Gilberto Mendes (1938 - 2016) foi pioneiro da música concreta no Brasil e grande incentivador da formação de novos músicos no país. Como fruto de seu propósito, une-se aos colegas Willy Corrêa de Oliveira, Rogério e Regis Duprat, Damiano Cozzella e Oliver Toni e cria no ano de 1962 o Festival Música Nova, derivado do movimento de mesmo nome. O prelúdio de tal encontro dos músicos ocorre em 1961, quando da participação destes no Festival de Música Contemporânea da Orquestra de Câmara de São Paulo, ocasião em que Gilberto Mendes apresenta a recém composta "Música para doze instrumentos - Berimbau". O documento manuscrito produzido no momento da gênese dessa canção encontra-se atualmente sob a guarda da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a qual é responsável pela preservação e disponibilização da obra. esse trabalho envolve esforços de diversos âmbitos, considerando que a obra é composta de um material altamente reativo e higroscópico, sobreposto por materiais sintéticos e complexos, dos quais pouco se vê debate na área da Salvaguarda de Patrimônio. A premissa que conduz a contribuição desse trabalho para o referido empenho abarca o conceito da Conservação Preventiva de Bens Patrimoniais, em seu postulado de mínima exposição do Patrimônio a seus agentes deteriorantes (ICOM, 2008). Objetivando conhecer a interação desse com os fatores ambientais presentes naquele contexto e as consequências de tais interações para sua salvaguarda, o trabalho busca caracterizar a obra em seu aspecto material, bem como compreender de modo abrangente seu contexto de guarda.O estudo interdisciplinar utiliza aparatos das ciências aplicadas ao patrimônio, testes de degradação e coleta de dados ambientais, sempre priorizando técnicas realizáveis in loco e que prescindem a coleta de amostras da obra. Estes esforços devem ser capazes de fornecer dados que permitam a construção de parâmetros adequados à manutenção do manuscrito, considerando suas particularidades inerentes e conjunturais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.09.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SOUSA, Verônica Spnela de. Conservação preventiva de manuscritos contemporâneos: o caso da partitura "Música para Doze Instrumentos - Berimbau", de Gilberto Mendes. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-174856/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Sousa, V. S. de. (2018). Conservação preventiva de manuscritos contemporâneos: o caso da partitura "Música para Doze Instrumentos - Berimbau", de Gilberto Mendes (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-174856/
    • NLM

      Sousa VS de. Conservação preventiva de manuscritos contemporâneos: o caso da partitura "Música para Doze Instrumentos - Berimbau", de Gilberto Mendes [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-174856/
    • Vancouver

      Sousa VS de. Conservação preventiva de manuscritos contemporâneos: o caso da partitura "Música para Doze Instrumentos - Berimbau", de Gilberto Mendes [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-174856/


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