Exportar registro bibliográfico


Métricas:

Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira? (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: RIOS, IZABEL CRISTINA - FM
  • Unidade: FM
  • DOI: 10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138
  • Assuntos: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; COMUNICAÇÃO; COMUNICAÇÃO EM SAÚDE; BRASIL
  • Idioma: Português
  • Resumo: RESUMO Introdução O uso de habilidades de comunicação está associado a desfechos positivos na consulta médica e no cuidado à saúde, como melhora da adesão aos tratamentos, da satisfação de médicos e pacientes, e da relação entre eles. Isto é ainda mais significativo na Atenção Primária à Saúde (APS), que é um espaço de cuidado integral de saúde. Uma comunicação efetiva é aquela em que todos os participantes interagem de modo a trocar informações e em que, ao final, todas as partes tenham o mesmo entendimento sobre o problema, acordem sobre as medidas a tomar e se sintam entendidas em suas necessidades. Para que este tipo de comunicação aconteça, o ensino dessas habilidades deve ocorrer de forma adequada e contínua, durante toda a formação médica. Até o momento, não existe um instrumento brasileiro que cumpra esta finalidade. No Brasil, têm-se utilizado guias internacionais para este ensino. No entanto, dos guias mais usados internacionalmente e mais citados na literatura da área, nenhum é completamente adequado à realidade da APS brasileira. Objetivo Comparar quatro instrumentos de habilidades de comunicação frequentemente utilizados, tendo em vista os aspectos que caracterizam a APS nacional. Metodologia Os guias foram descritos, analisados qualitativamente e comparados quanto às seguintes categorias: estrutura do guia, criação do guia, etapas importantes da consulta e foco no médico. Análise: Os instrumentos diferem quanto a facilidadede uso, foco no ensino de APS, discussão de etapas importantes da consulta e foco no médico; todos discutem a construção de planos compartilhados e nenhum tem uma tradução validada para português do Brasil. Conclusão Dos quatro guias estudados, “A Consulta em 7 em Passos” tem o melhor perfil de uso para a APS nacional. No entanto, recomenda-se a criação de um guia brasileiro para estruturar, homogeneizar e facilitar o ensino das habilidades de comunicação nas escolas médicas do País
  • Imprenta:
  • Fonte:
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMPOS, Carlos Frederico Confort e RIOS, Izabel Cristina. Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira?. Revista brasileira de educação médica, v. 42, n. 3, p. 108-118, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Campos, C. F. C., & Rios, I. C. (2018). Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira? Revista brasileira de educação médica, 42( 3), 108-118. doi:10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138
    • NLM

      Campos CFC, Rios IC. Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira? [Internet]. Revista brasileira de educação médica. 2018 ; 42( 3): 108-118.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138
    • Vancouver

      Campos CFC, Rios IC. Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira? [Internet]. Revista brasileira de educação médica. 2018 ; 42( 3): 108-118.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024