Exportar registro bibliográfico

O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: HERMOSO, TAINá DE OLIVEIRA - IAU
  • Unidade: IAU
  • Subjects: ESPAÇO URBANO; ESPAÇO PÚBLICO; SHOPPING CENTERS; CONSUMO
  • Keywords: Consumption; Mall; Public space
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa procura, através de dois elementos específicos, o shopping center e os espaços públicos, se aprofundar na compreensão de novas possíveis relações entre público e privado em determinadas configurações urbanas. Especificamente, busca-se caracterizar determinados processos urbanos relacionados ao consumo no contexto dos espaços públicos e privados, e também verificar esses desdobramentos em realidades urbanas próximas, através de estudos de caso. O shopping como fenômeno comercial apresenta hoje papel de grande relevância nas cidades e, como espaço privado de uso público, direcionado ao consumo, demonstra uma face controladora que procura deixar claro as relações e comportamentos planejados e desejados com o entorno e com os frequentadores.A partir de seu surgimento e popularização na Sociedade do Consumo, é possível considerar o shopping sujeito às lógicas próprias dos produtos. Da mesma forma que outros processos também decorrerão daí para manifestação em diferentes espaços, como o público (containeirização, tematização). A aproximação no estudo das relações ocorre a partir da escolha de dois estudos de caso, em Presidente Prudente, na situação de contraposição física do Prudenshopping ao Parque do Povo e à Praça Oscar Figueiredo Filho. E em Ribeirão Preto, com a incorporação de uma tipologia Open, que simula espaços urbanos aberto, no Iguatemi Ribeirão.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.08.2018
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      HERMOSO, Tainá de Oliveira. O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-10102018-101518/. Acesso em: 11 maio 2024.
    • APA

      Hermoso, T. de O. (2018). O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-10102018-101518/
    • NLM

      Hermoso T de O. O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto [Internet]. 2018 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-10102018-101518/
    • Vancouver

      Hermoso T de O. O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto [Internet]. 2018 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-10102018-101518/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024